Europa deve omprar carne de avalo do Brasil

A partir de 1° de julho de 2010, os representantes dos frigoríficos que exportam carne de equídeos (cavalos, jumentos, burros e mulas) para a União Europeia terão que se adequar às novas normas estabelecidas pelo bloco econômico. A decisão foi tomada após o Escritório de Alimentação e Veterinária da União Europeia (FVO, sigla em inglês) ter aprovado o novo plano de ação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para os embarques do produto.

Entre as mudanças definidas está a necessidade de o animal permanecer seis meses na última propriedade antes do abate. Além disso, o proprietário da fazenda deve listar os medicamentos veterinários utilizados em animais nesse período, guardar a ficha com as informações e entregar uma declaração ao responsável pelo frigorífico. “Nas normas atuais, os animais recebem brincos de identificação individual no momento do embarque, o que continuará em vigor”, explicou o diretor de Programas da Área Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, essas normas foram estabelecidas em comum acordo com a Abife (Associação Brasileira das Indústrias Frigoríficas de Equídeos). “O novo plano dará continuidade às exportações para o bloco europeu, principal comprador de carne de equídeos do Brasil, ao abranger 90% do nosso mercado. Em 2009, as exportações desses produtos para União Europeia renderam US$ 21.1 milhões”, ressaltou.

Frigoríficos habilitados

Hoje, sete frigoríficos estão habilitados a exportar carne de equino para a União Europeia. As indústrias estão localizadas nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com o Sigsif (Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal), o número de abate, no ano passado, alcançou 75.744 equídeos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email