5 de março de 2021

EUA correm risco de recessão econômica, afirma Meirelles

https://www.jcam.com.br/brasilmundo2_cad3_2609.jpg
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu que há um risco de recessão nos EUA. No entanto, afirmou que esse cenário tem uma menor probabilidade de se confirmar.

Após audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal, Henrique Meirelles afirmou que “existe um certo risco de a economia dos Estados Unidos entrarem em um período de recessão, mas não é a maior probabilidade”.

Segundo ele, o cenário de maior probabilidade é um crescimento nos EUA em um ritmo menor ao esperado anterior à crise e que o conjunto dos demais países terá um desemprenho equivalente ou “ligeiramente abaixo” do esperado anteriormente. “A maior probabilidade é uma desaceleração que tenha efeito moderado na economia mundial”.

No entanto, lembrou que algumas instituições podem enfrentar maiores problemas de liquidez a ponto de atingir a economia real dos EUA e que por isso podem ocorrer “surpresas”. Em caso de uma desaceleração maior, ele acredita que o Brasil será menos atingido. “O Brasil não é imune, como ninguém é, mas está mais equipado e com uma economia sólida”, ressaltou.
Para Meirelles, a estabilidade da economia ficou clara com as recentes turbulências do mercado financeiro, provocada pela crise de crédito imobiliário nos EUA.

Confiança do consumidor

O grau de confiança do consumidor americano em sua economia registrou queda neste mês, indo para 99,8 pontos, contra 105,6 em agosto.
Foi o menor nível desde novembro de 2005, quando chegou a 98,3 pontos. Os dados foram divulgados pelo instituto americano privado de pesquisa Conference Board.
“As condições piores para negócios combinadas com um mercado de trabalho menos favorável continuam a ofuscar a confiança dos consumidores e elevar a sensação de incerteza”, disse Lynn Franco.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email