Pesquisar
Close this search box.

Estudo revela os efeitos da quarentena no atendimento

Estudo revela os efeitos da quarentena no atendimento

Estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou avaliou as mudanças percebidas no atendimento das empresas a partir da mudança dos CPOs para o modelo de home office

A adoção da quarentena, Brasil afora, provocou o seguinte questionamento: quais serviços são indispensáveis para a qualidade de vida do cidadão? As respostas variam, mas, alimentação, higiene, segurança e conexão são alguns dos serviços sem os quais, sabemos, não é possível viver. Por isso, supermercados e farmácias, por exemplo, foram mantidos abertos.

A definição de quais atividades entrariam na categoria de serviços essenciais veio por meio de Decreto. A decisão está em linha com a Lei nº 13.979, editada em 6 de fevereiro – que dispõe sobre as atitudes a serem tomadas como resposta ao enfrentamento do surto de COVID-19. Um desses serviços é o atendimento ao cliente: é por meio dele que se garante, por exemplo, a possibilidade de comunicar uma falha no serviço de conexão ou defeitos em produtos alimentícios.

Diante disso, as empresas do setor foram provocadas a buscar alternativas que, ao mesmo tempo, garantissem a qualidade da prestação de serviços e a segurança dos colaboradores. A saída encontrada, em grande parte dos casos, foi a adoção do regime de home office. O desafio, é claro, não foi pequeno: do transporte de itens de comunicação (como computadores e telefones) até questões técnicas (como a aplicação de tecnologias de segurança de dados e a transferência do sistema telefônico para a casa do colaborador), as empresas precisaram superar diferentes desafios. E rapidamente.

Buscando respostas

Conforme as semanas passaram, ficou a grande questão: será que essa mudança afetou o relacionamento entre empresas e consumidores? Para responder essa e outras questões relacionadas, o Grupo Padrão e o Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou, trazem um estudo inovador sobre o desempenho das empresas de Customer Process Outsourcing (CPO) neste período de pandemia.

O estudo analisou as alterações de desempenho dos indicadores de atendimento telefônico dos CPOs com operações acima de 10 mil Posições de Atendimento (PAs) – consideradas de grande porte – e inscritas no XXI Os dados considerados para a etapa de pré-pandemia foram coletados na segunda fase do estudo que dá origem ao Prêmio, na qual é feita a aplicação da metodologia de Ciente Oculto, pela OnYou. Para que fosse feita a comparação com o período de pandemia, foi realizada a mesma quantidade para as novas avaliações com os CPOs selecionados nos meses de abril e maio.

O home office funciona?

Com base nos dados apresentados no estudo, Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, reconhece que, sim, CPOs podem atuar de maneira remota, utilizando diferentes recursos metodológicos e tecnológicos. “Não se pode afirmar que o atendimento durante a quarentena apresentou alterações significativas”, afirma.

Meir aponta que os indicadores de qualidade são muito similares nos dois períodos. “Os dados mostram que o canal telefônico pode ser viabilizado e migrado para modelos de home office em escala significativa sem que haja perda de qualidade”, diz. “Ainda assim, é normal que haja flutuações, visto que comparamos um período de algumas semanas com uma prática consolidada há décadas”.Como aponta o estudo, a resolutividade é um dos poucos cruciais para a qualidade do relacionamento com o cliente – afinal, é o objetivo de todo e qualquer contato, seja para eliminar dúvidas, seja por um problema em um produto ou serviço. Do período anterior à COVID-19 à quarentena, esse dado não mudou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar