Estudo aponta condições para plantio

As condições de risco climático para o plantio de ameixa, maçã e mandioca em seis Estados estão disponíveis nas Portarias Nº 25 a 35, publicadas ontem no DOU (Diário Oficial da União).

Produtores de ameixa em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo podem consultar os estudos de zoneamento agrícola sobre os melhores períodos e os municípios mais aptos para o cultivo da fruta.

A ameixeira desenvolve-se melhor em temperaturas abaixo de 7,2ºC, de 50 a 500 horas, no período de plantio. Também apresenta condições mais favoráveis em regiões onde a probabilidade de geada é menor que 20%.

Para a produção de maçã no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina os estudos orientam também sobre o tempo mínimo de exposição ao frio. Já a mandioca, em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, pode ser cultivada em temperaturas que variam entre 22ºC e 29ºC e volume de chuva de 1.000 a 1.500 mm, dependendo produtor. A raiz depende ainda de boa luminosidade para seu desenvolvimento.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email