Pesquisar
Close this search box.

Estudar para mudar de carreira

Estudar para mudar de carreira

Quem nunca ouviu aquela frase “estude para ser alguém na vida!” de sua avó que atire a primeira caneta esferográfica (a que você não furtou do colega). Para 70% dos brasileiros, estudar mais ao longo da carreira é uma boa para crescer na área ou até para mudar de emprego. O dado é da rede social corporativa LinkedIn.

O estudo ouviu mais de dois mil profissionais brasileiros e a ideia era entender o por que de as pessoas buscarem novos cursos. Os motivos, para a maioria, são a solução de problemas (62%), gestão de pessoas e crescimento profissional.

E 41% deles querem mudar de trabalho e acreditam que a especialização é a forma mais fácil para atingir esse objetivo. 41% também recorrem a novas certificações para que seus gestores os enxerguem melhor.

A busca por reconhecimento é principalmente impulsionada por querer melhorar o desempenho no emprego (75%) e, claro, porque o dinheiro fala alto, aumentar a renda (52%).

O LinkedIn também descobriu que pessoas no início da carreira se dedicam mais aos estudos, sendo que 50% destes investem mais pesado em cursos e no aprendizado.

Profissionais com mais senioridade (como vice-presidentes, diretores) se dedicam menos aos estudos, sendo que somente 13% encaram isso como o foco em suas vidas. O número ainda é menor para o nível de executivo sênior (c-suite) e atinge apenas 4% deles.

O tipo de aprendizado também varia conforme a idade. Do total, 21% dos brasileiros está interessado em aprender a como trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades de negócio, como decisão, persuasão, criatividade, resolução de problemas e negociação.

Sendo que 44% dos adolescentes estudam sobre criatividade; 22% das pessoas na casa dos 20 anos buscam aprender técnicas de persuasão e 31% daqueles que têm 40 anos ou mais querem aperfeiçoar as suas capacidades de gestão de pessoas, o que representa bem a fase profissional na qual cada um está inserido.

Daqueles que focam mais em gestão de pessoas, 71% (ou seja, 1,4 mil dos participantes) são gestores de uma equipe. Para eles, é mais importante buscar conhecimento sobre como resolver problemas, visão estratégia e determinação. 59% dos gestores querem se tornar um líder melhor, outros 55% querem ser um agente motivador e 54% querem aprender sobre como lidar melhor com os conflitos da equipe.

Para aqueles que querem estudar e não conseguem, a pesquisa identificou que 32% apontam obrigações pessoais como a principal causa e 27% dizem que a falta de tempo é o agente que não os permite estudar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar