Estudantes recebem orientação para carreira

Cerca de 400 estudantes do ensino médio participaram ontem da terceira rodada do ciclo de palestras “Descobrindo a Geodiversidade”, realizada pela CRME (Comissão de Recursos Minerais, Energéticos, Óleo e Gás) da Assembléia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado Liberman Moreno. A iniciativa segundo explicou Liberman, tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela geologia e, por conseguinte, optar pela carreira de geólogo, explicou, ontem, o gerente de relações institucionais da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, geólogo Marco Antonio Horbe. O evento faz parte das comemorações do centenário do Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro, realizado pela Assembléia.
O ciclo de palestras está sendo realizado no auditório Deputado Belarmino Lins. Ele foi iniciado no último dia 10 se estendendo até o próximo dia 25, sendo realizado às segundas e terças-feiras nos horários matutino e vespertino.

História da geologia

O tema de ontem foi “A Geodiversidade na Construção do Serviço Geológico Nacional”. De forma didática, o gerente institucional da CPRM, Marco Antônio Horbe apresentou um histórico a geologia, desde a instituição do serviço geológico no mundo, em 1835 na Inglaterra, paralelo ao início da Revolução Industrial, a implantação do primeiro serviço geológico no Brasil, em 1885, ainda no período do Império, até os dias de hoje, bem como a profissão do geólogo e suas atribuições.
No ciclo de palestras de ontem estiveram alunos, em sua maioria do 3º. ano do Ensino Médio das escolas estaduais, Ernesto Pennafort, Adelaide Tavares de Macedo, Instituto de Educação do Amazonas, Ângelo Ramazzotti, Presidente Castelo Branco, Márcio Nery, Francisco Albuquerque, Baudoc Frick de Lyra e Marco Antônio Vilaça, com seus 150 alunos presentes no auditório.
“Neste ciclo de palestras nós estamos proporcionando aos alunos a oportunidade de escolher uma profissão. Hoje os nossos estudantes enfrentam dificuldades na escolha de uma profissão justamente por falta de informações”, afirmou Liberman Moreno. O deputado destacou a iniciativa pioneira da Assembléia Legislativa em proporcionar aos estudantes a oportunidade de obterem informações sobre as profissões.

Palestras continuam

Amanhã o ciclo de palestras com o presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Amazonas, Fred Cruz. Na próxima segunda-feira o geólogo Raimundo Nonato da Cunha, coordenador do Departamento de Geologia da Petrobras será o palestrante e o ciclo se encerra na terça-feira, dia 25, com a palestra da geóloga do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), Solange dos Santos Costa.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email