Pesquisar
Close this search box.

Estudantes querem ajuda

Mais de 60 estudantes universitários que se dedicam à pesquisa devem sair de Manaus no início de setembro, para participar do 3º Cieura (Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica), que será realizado no período de 4 a 8 de setembro, em Iquitos, no Peru.
A informação é da Comissão de Coordenação do Congresso que, ontem, na ALE (Assembléia Legislativa do Estado) pediu ajuda para levar a maior delegação a participar do evento, de acordo com a estudante Sofia Souza, estudante de mestrado em direito ambiental da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e membro da PPGDA-UEA (Comissão do Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica).
Acompanhada do professor Carlos Rojas Miño, da Faced (Faculdade de Educação) da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e coordenador do Congresso, Sofia ressalta que este ano o evento tem como tema “Ciência Política e Ideologia da Amazônia” e o papel dos estudantes nesse Congresso será discutir a pesquisa na Amazônia e a política para fomento dessa pesquisa. “O Congresso tem ainda o objetivo de discutir a problemática existente na Pan-Amazônia. Temos vínculos com a Universidade do Peru, com a Universidade de Letícia (Colômbia) e estamos aumentando parcerias com a Venezuela e Bolívia”, afirmou.
Na terceira versão do Congresso, devem sair de Manaus 60 estudantes, além de parceiros que sairão de Tabatinga e Benjamim Constant. “Teremos, com certeza, a maior delegação deste ano”, disse, acrescentando que a coordenação quer levar cem estudantes a Iquitos.
Para o professor Carlos Rojas Niño, está se verificando, a cada ano, o crescimento de participações no Congresso. Nos dois primeiros, cerca de 600 alunos participaram em cada um. A expectativa deste ano é que três mil alunos participem do evento.
Como ressaltou Sofia, no momento a realização do 3º Cieura “deve-se ao interesse, à força e ao espírito de sacrifício envolvendo os próprios alunos, todos voluntários e crentes no crescimento da pesquisa e no conhecimento na nossa região”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar