Estudantes participam de competição robótica nos Estados Unidos

O robô do Etep Team já embarcou no último dia 18 de fevereiro. Para essa edição do evento, a equipe desenvolveu o robô CRTEC7, que irá competir no jogo chamado Breakaway, no qual os robôs jogam uma partida de futebol, sendo que cada gol vale um ponto e, nos últimos 20 segundos de partida, o robô deve se elevar em uma plataforma de 2.13 metros de altura. O grande desafio deste ano foi inventar um robô que consiga se elevar na plataforma e tenha um mecanismo que dê força para chutar a bola ou conduzi-la.

O CRTEC7 foi projetado para vencer esses desafios, com mecanismos para que ele possa subir na Torre no final do jogo, chutar a bola a certas distâncias e passar por rampas em dois pontos do campo. Ao início do jogo, ele ainda conta com um sistema autônomo que o direciona seguindo uma estratégia inicial dependendo de sua localização em campo.

Neste ano, 36 integrantes compõem o Etep Team, incluindo professores orientadores e alunos dos cursos médio técnico em mecânica, mecatrônica, eletrônica, publicidade e informática – uma equipe em sua maior parte de novatos na competição. Nos EUA, entre os dias 5 e 7 de março, irão competir com 62 equipes, sendo somente duas brasileiras (Etep e Cephas), e as demais americanas.

Será a sétima vez que o Etep Team participa da First Robotic Competition. Durante esses anos foi o 3º colocado na regional de New Jersey em 2004, e recebeu os prêmios General Motors Industrial Design Award, Safety Award e Web Site Award em 2005, Autodesk Visualization Award em 2006, Web Site Award, Chairman’s Award e Judges Award, além de ser campeão regional em 2007, Rockwell Automation Award, Web Site Award e foi Finalista em 2008, e Chrysler Team Spirit Award em 2009.

Responsabilidade social

Apesar da competição entre robôs, o principal prêmio da First vai, não para quem ganha o jogo, mas para a equipe que melhor cumpre a tarefa de divulgar a ciência e a tecnologia para a sociedade, primando pela preservação ambiental – é o cobiçado Chairman Awards.
Para isso, o Etep Team desenvolve aquecedores solares de baixo custo, utilizando garrafas PET e embalagens de leite longa vida, visando à reciclagem para preservação do meio ambiente, além de visitas educativas a instituições da cidade para demonstrações de robótica, como na visita ao GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), onde os robôs interagiram com os pacientes. Outras instituições também podem entrar em contato com a Etep Faculdades para agendar visitas do Etep Team.

Para os alunos que participam da competição, a First Robotic Competition é uma importante oportunidade para desenvolverem suas qualidades técnicas, preparando-os para o futuro mercado de trabalho.
A Etep Faculdades é uma instituição de ensino que há mais de 50 anos garante ensino de qualidade em São José dos Campos e região. Hoje oferece cursos técnicos, médio-técnicos, superiores tradicionais em engenharia e administração, e superiores de curta duração (tecnólogos).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email