Para início de conversa, a sua memória é o primeiro elemento a ter um foco primordial para o século 21. O termo memória tem sua origem etimológica no latim e significa a capacidade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se ao que chamamos de lembrança. A melhor maneira de ter uma boa memória é sempre exercitá-la. A memória é um fenômeno biológico e psicológico, envolvida por uma aliança de sistemas que compõem o cérebro. A memória, para resgatar algum fator que ficou armazenado, precisa de sinais ou associações para entrosar com a necessidade desejada. A ausência de exercício periódico da memória leva a um esquecimento total. O homem sempre é avaliado em sua inteligência pela quantidade de dúvidas que consiga desvendar.
A memória tem vivacidade conforme o homem vai oferecendo subsídios para o seu fortalecimento. Assim como ele adota elementos para uma memória ativa, pode também ter atitudes que levam a sua perda. O profissional do século 21 requer uma memória sadia e sempre ativa para as necessidades de inovação. Para estimular a memória, técnicas mentais são utilizadas para atingir um nível máximo das necessidades do homem, além de atitudes sadias em relação à nutrição e medicamentos. Para estimular os circuitos cerebrais nada melhor do que fazer algo diferente daquilo que você faz todos os dias. Aprender uma dança nova, ler um livro diferente daqueles que somos obrigados a comprar para atender às instituições de ensino, aprender um aplicativo novo no computador etc. O fortalecimento da memória passa por uma necessidade de relaxamento, pois é impossível prestarmos atenção quando estamos tensos ou nervosos.
O profissional do século 21 elabora um projeto de vida. É a sua base de crescimento pessoal onde possa constar nele as suas principais metas. Os projetos constituem os verdadeiros objetivos de vida. São eles que são a nossa ordem e matéria-prima da formação do nosso patrimônio.
Sem projetos, o ser humano é um ser sem destino e sem bens a deixar como herança. Ele adota como estratégia descobrir novas fontes de idéias, oriundas de novas amizades, novas viagens, novos livros, novos filmes e novas participações em eventos que tragam novidades para o ser humano. Ele primeiro aprende a ouvir para depois falar. Analisa primeiro os fatos para depois julgá-los. Sua mente está sempre com o sinal verde aberto. Suas atitudes estão sempre na positividade e otimismo. Constrói grandes idéias a partir de pequenos detalhes percebidos. Para realizar seus projetos, associa idéias, faz combinações e modifica a situação atual. Trabalham sempre com exercícios para fortalecer o cérebro, abdicando o alcoolismo e outras drogas que contaminam a vivacidade da mente.
Outra marca forte do ser neste século é a pró-atividade. O perfil do homem de sucesso deve ser aquele de não esperar pelos outros para agir. Sua autoconfiança é o motor de suas grandes realizações. Corre risco nas suas obras, mas consegue ser tolerante em todas as suas ambiguidades. Enquanto não vê seu pensamento sendo realizado na prática, não tem sossego. Ele cria um símbolo pessoal. Ele será a sua marca em todas as ocasiões. A aparência ou o modo de se comunicar são características pessoais em que ele pode fazer o diferencial. Mas ele precisa também mudar a sua cultura, adotar sensos de personalidade. Eles serão a base para difundir a sua imagem. Os três mais simples e que fazem parte da personalidade humana são: senso de cortesia, senso de simpatia e o senso da honestidade. Tratar as pessoas de maneira gentil é a primeira lição a ser aprendida.
Atender a todos de forma natural, pontual e honestamente forma um tripé diferencial que o homem pode fazer em seu meio atuante. Deixe pegadas de qualidade em tudo o que fizer na vida. Crie habilidades de conquistas. Estabeleça metas de ter verdadeiros amigos. Se você conquistar dez, faça o possível