Pesquisar
Close this search box.

Estoques de passagem do segmento sucroalcooleiro devem ser pequenos

Estimativas da consultoria Archer demonstraram que as exportações de açúcar deverão ultrapassar 24 milhões de toneladas neste ano e será próximo de 26 milhões na próxima safra. “Considerando que o Brasil exportou, no primeiro semestre de 2009, cerca de 10 milhões de toneladas de açúcar, e embora as exportações de etanol tenham apresentado uma queda de 26,5% no mesmo período, a demanda interna por etanol continua em franco crescimento”, avaliou o gestor de riscos da Archer Consulting, Arnaldo Corrêa.
Isso porque, segundo ele, o mercado começa a traba­lhar com uma expansão na venda de veículos na ordem de 6,4% em relação ao ano passado. “E assim, mesmo que haja uma redução dos atuais 25% de mistura de álcool na gasolina para 15% e que somente 50% dos consumidores de carro flex optem por abastecer o carro com etanol, a necessidade de expansão é acima de 6%”, confirmou Arnaldo.
No caso do açúcar, a demanda da Índia que continuará a crescer, somado ao aumento do consumo interno, deixará o estoque de passagem (produto excedente durante a entressafra) bem curto, com menos de 1 milhão de toneladas.
Segundo a Archer, os números ainda indicam que o setor sucroalcooleiro precisará expandir 10,07% ao ano até a safra de 2012/2013, para atender as demandas interna e externa de etanol e açúcar. “Por isso, serão necessários novos investimentos no setor, que, pelas estimativas, deverão corres­ponder a cerca de US$ 21 bilhões para esse mesmo período até 2012/2013”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar