Estoques de passagem do segmento sucroalcooleiro devem ser pequenos

Estimativas da consultoria Archer demonstraram que as exportações de açúcar deverão ultrapassar 24 milhões de toneladas neste ano e será próximo de 26 milhões na próxima safra. “Considerando que o Brasil exportou, no primeiro semestre de 2009, cerca de 10 milhões de toneladas de açúcar, e embora as exportações de etanol tenham apresentado uma queda de 26,5% no mesmo período, a demanda interna por etanol continua em franco crescimento”, avaliou o gestor de riscos da Archer Consulting, Arnaldo Corrêa.
Isso porque, segundo ele, o mercado começa a traba­lhar com uma expansão na venda de veículos na ordem de 6,4% em relação ao ano passado. “E assim, mesmo que haja uma redução dos atuais 25% de mistura de álcool na gasolina para 15% e que somente 50% dos consumidores de carro flex optem por abastecer o carro com etanol, a necessidade de expansão é acima de 6%”, confirmou Arnaldo.
No caso do açúcar, a demanda da Índia que continuará a crescer, somado ao aumento do consumo interno, deixará o estoque de passagem (produto excedente durante a entressafra) bem curto, com menos de 1 milhão de toneladas.
Segundo a Archer, os números ainda indicam que o setor sucroalcooleiro precisará expandir 10,07% ao ano até a safra de 2012/2013, para atender as demandas interna e externa de etanol e açúcar. “Por isso, serão necessários novos investimentos no setor, que, pelas estimativas, deverão corres­ponder a cerca de US$ 21 bilhões para esse mesmo período até 2012/2013”, concluiu.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email