Pesquisar
Close this search box.

Estagiários ganham chances

https://www.jcam.com.br/PGB3_2801_011.bmp

Com queda de 10% nas contratações, empresas apostam em estagiários

Em tempos onde os economistas aconselham a retenção de gastos por conta de uma quase certa recessão, o mundo empresarial está sendo forçado a encontrar novas formas de poupar dinheiro. Diminuir a contratação de profissionais registrados é uma dessas medidas. De acordo com Adriano Gonçalves, gerente de negócios do BNE, neste mês de janeiro já foi identificada uma queda de 10% em relação ao mesmo mês de 2014.
A aposta nos estagiários como uma mão de obra mais acessível parece ser uma forte tendência. De acordo com o Webestágios, portal de recrutamento e seleção de estagiários, uma pesquisa de intenções de mercado de trabalho indica um aumento de 30% nas contratações de estagiários no ano de 2015.
“Com a desaceleração da economia, o empresário vai buscar opções para diminuir a sua folha de pagamento e uma saída é a contratação de estagiários, para vagas que não exijam tanta experiência. Os estagiários acabam por ser uma mão de obra mais acessível. Se pensarmos só em custos diretos, como INSS, FGTS, multa de rescisão, 13º salário e 1/3 de férias, é muito mais barato “, explica Eraldo Vieira, especialista em recrutamento e seleção de estagiários. “Por outro lado, as empresas que contratam estagiários valorizam muito o incentivo ao futuro profissional dos estudantes e acabam por moldar o estagiário de acordo com o perfil da sua empresa”, completa Eraldo.
De acordo com o especialista, o estágio é uma ótima oportunidade tanto para os estudantes quanto para os empresários. “Os empresários podem aproveitar o potencial dos jovens e descobrir novos talentos ocupando vagas estratégicas para o dia a dia de sua empresa, enquanto os alunos vivenciam na prática o que aprendem na universidade”, finaliza Vieira.
As áreas que mais contratam estagiários são: administração, recursos humanos, contabilidade, pedagogia, psicologia, design, informática, engenharia mecânica, civil e elétrica e direito. Vale ressaltar que, embora seja uma mão de obra mais acessível, os estagiários tem diversos direitos, garantidos por lei. Entre eles, recesso remunerado, carga horária de 6 horas/dia ou 30 horas semanais e auxílio transporte. Para conhecer na íntegra a Lei do Estágio acesse: http://www.webestagios.com.br/#

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar