Estado vai criar delegacia para coibir “gatos”

O governador Omar Aziz aproveitou a visita às instalações do Programa Águas para Manaus (Proama) ontem para anunciar algumas novidades, entre elas o início da distribuição da água do complexo à população até o início de setembro, bem como o prazo para que o abastecimento seja normalizado em toda cidade: dezembro. Ele deu tom político ao evento, ao se fazer acompanhar pelo prefeito Arthur Neto e por seu vice, José Melo. O sistema já está distribuindo água tratada para os cinco reservatórios macros, que vão interligar-se ao sistema de distribuição da concessionária Manaus Ambiental. Os reservatórios estão localizados nos bairros Tancredo Neves, Nova Floresta e Jorge Teixeira, na zona Leste; Núcleo 23 da Cidade Nova e Mutirão, na zona Norte. A maior novidade, entretanto, foi o anúncio da criação de uma Delegacia de Polícia especializada no combate aos furtos de energia e água.

Escanteio

O nome do senador Eduardo Braga (PMDB), que construiu o Proama e sempre defendeu sua importância para resolver definitivamente o problema do abastecimento de água na cidade, não foi citado sequer uma vez durante todo o tempo em que o governador e o prefeito estiveram à disposição da imprensa, o que mostra claramente a intenção de Omar e Arthur de assumir a paternidade da solução desta que, nas últimas décadas, transformou-se na principal queixa da população, principalmente na periferia: a falta d’água.

Emenda

A pauta de hoje da Assembleia Legislativa do Estado é extensa e inclui cerca de 50 matérias, entre mensagens governamentais e projetos de emendas à Constituição estadual. Dentre as matérias consideradas polêmicas destaca-se a emenda à Carta Estadual, de autoria do deputado Belarmino Lins (PMDB), que transforma em proposta coletiva projeto de emenda constitucional do deputado Marcelo Ramos (PSB), extinguido as votações secretas na Aleam em todos os níveis.

Enganação

Se, entretanto, a Assembleia fizer o que o próprio Marcelo Ramos (PSB) previu ontem, ou seja, mantiver o voto secreto para cassar parlamentares e para eleger o presidente da Casa, a votação prometida pelo presidente Josué Neto (PSD) para hoje e amanhã terá sido meramente uma enganação. “Esse é o momento para acabar de vez com essa modalidade de votação”, defende o oposicionista, que vai propor emenda ao projeto que recebeu ontem.

Elas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) comemorou ontem a opinião positiva do povo brasileiro sobre a presença das mulheres na política, apurada em pesquisa realizada pelo Ibope em conjunto com o Instituto Patrícia Galvão. Entre os números do levantamento, divulgados nesta terça pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, 71% dos entrevistados consideram “muito importante” ou “importante” a aprovação do projeto que garante 50% de mulheres na lista de candidatos de cada partido.

Nova rodada

O Tribunal de Contas do Estado julga hoje 17 processos, entre eles seis prestações de contas, sete recursos e uma representação. Os ex-prefeitos de Ipixuna e de Manicoré, Ana Maria Farias de Oliveira e Emerson Pedraça de Santos, respectivamente, estão entre os gestores que terão as contas apreciadas pelo colegiado. As contas do atual prefeito de Tonantins, Simeão Garcia do Nascimento, também serão julgadas. O diretor-geral da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Jean Carlo da Silva de Oliveira, também terá sua prestação de contas, do exercício de 2012, julgada na sessão.

Recursos

Entre os gestores que tentam, por meio de recursos, reverter as condenações da corte estão os ex-prefeitos José Franklin Lopes Filho (Uarini) e José Nivalter Correia Lima (Itapiranga). O ex-secretário municipal de Educação de Manaus, Mauro Lippi, também está entre os gestores que tentam reverter pareceres desfavoráveis do pleno.

Carne free

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai doar hoje 26,5 toneladas de carne bovina embalada e resfriada para 12 instituições que desenvolvem ações sociais e de cidadania destinadas a crianças, adolescentes e idosos. O produto pertencia à empresa Boi Norte Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., e foi apreendido no último dia 3 pela Secretaria de Fazenda, que constatou a falta de recolhimento de impostos ao fisco estadual. A empresa não ingressou com pedido de suspensão da exigência do crédito tributário no prazo estipulado de 72 horas e acabou perdendo a mercadoria.

Benefício

O governador do Amazonas, Omar Aziz, assina nesta quarta-feira (10), às 11 horas, o decreto que promove a progressão horizontal na carreira de 4.250 servidores da educação, sendo 3.838 professores e 412 pedagogos. Com o decreto, os servidores terão o salário reajustado entre 4,5% e 14%, retroativo ao mês de maio e com pagamento no final deste mês em folha especial. De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Rossieli Silva, serão beneficiados profissionais da capital e interior do Estado.

Corrupção

O deputado Francisco Praciano (PT), reuniu-se ontem com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), para pedir urgência na votação, pelo Plenário da Câmara, de várias proposições legislativas que tratam do combate à corrupção e que aguardam apreciação e votação na Casa. O parlamentar do Amazonas levou para a reunião o colega Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), presidente da Organização Mundial de Parlamentares contra a corrupção.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email