4 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Estado incentiva piscicultura no interior

Cidade de Benjamin Constant recebeu incentivos para a pesca. Já os pequenos produtores de Tefé passam por curso de piscicultura

O Governo do Amazonas, por meio de algumas secretarias de Estado, órgãos rurais e prefeituras municipais, está investindo nas cadeias produtivas da pesca no interior.
O Idam em parceria com a ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável) está incentivando a prática da piscicultura no município de Benjamim Constant, região do Alto Solimões. No município a ração para peixes esta sendo subsidiada pelo governo do Amazonas.
Lançado no município de Benjamim no dia 10 de junho, o Pro-ração surgiu após solicitação dos piscicultores durante visita do governador Omar Aziz ao município. O programa está em fase de implantação nos municípios de Atalaia do Norte e Tabatinga e será estendido para todo Estado. No lançamento, foi realizada uma reunião com membros da associação dos piscicultores, funcionários das prefeituras municipais de Benjamim, Atalaia do Norte e Tabatinga, além de técnicos do IDAM e da ADS, prestando esclarecimentos aos beneficiários.
Segundo o Engenheiro de Pesca da Unloc do IDAM Jânderson Garcez “O município de Benjamin Constant é o maior polo aquícola do alto Solimões com 136 piscicultores e 260 há de área alagada em viveiros e barragens”
A ADS desenvolveu o projeto de subsídio do frete e o IDAM entra com a parte de execução. “Em Benjamin, o custo da ração chegava a R$ 50,00 a saca com 25 kg com o auxílio do governo, a saca baixou para 32 reais, essa ação trouxe novos ânimos para os piscicultores, que já realizaram as primeiras aquisições”, disse o assessor administrativo financeiro da ADS, Ronaldo Souza.
A prefeitura municipal também apoiou o programa com o transporte e a confecção de estrados para a armazenagem da ração, No total, mais de 1.800 sacos estão armazenados e serão comercializados para os piscicultores do município, principalmente os da BR-307 e estrada Perimetral Norte. A expectativa e que a piscicultura volte a crescer e retomar o status de principal atividade econômica em Benjamim Constant.

IDAM promove curso de Piscicultura em Tefé

O município de Tefé também recebeu ações de incentivo à piscicultura. Agricultores familiares que são assistidos pela Unloc (Unidade Local) do Idam participam a partir de 18 a 20 deste mês, do curso sobre Piscicultura promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – SEMPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A parte teórica da capacitação ocorrerá no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. E a prática, nas propriedades Pesque Pague e Unidade de Produção de Alevino.
O objetivo principal será capacitar, incentivar e apoiar os agricultores (as), criadores e técnicos, além de orientar, da melhor forma possível, sobre como iniciar e manejar uma criação de peixe nos diversos sistemas de criação.
O município possui áreas propícias com grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura.
De acordo com o gerente da Unloc, Sidney Souza de Araújo, a ideia é fazer com que a capacitação desperte no agricultor, o interesse pela atividade.

Programação

Durante o curso, serão repassadas informações sobre manejo de peixe nos diversos sistemas de criação (tanque escavado, tanque rede e canal de igarapé). O evento terá aulas teóricas (8 horas) e práticas (16 horas), tem a parceria com a SEMPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tefé.
É importante informar que o IDAM de Tefé em parceria com a Prefeitura de Tefé elaborou um projeto solicitando do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA uma Patrulha Mecanizada (reto escavadeira e um trator de esteira).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email