Pesquisar
Close this search box.

Estado ganha atenção do governo federal

O vereador José Ricardo Wendling (PT) afirmou ontem no plenário da CMM (Câmara Municipal de Manaus) que o olhar do governo federal voltou-se para a Amazônia e para a cidade de Manaus. “Isso precisa ser reconhecido”, disse ele, um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital amazonense, onde assinará o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Amazonas e almoçará com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para discussão sobre agenda bilateral e aproveitar a oportunidade para tratar das negociações sobre o aumento do volume de negócios entre o Brasil e a Venezuela.
Além disso, na próxima sexta-feira, Lula viaja para São Gabriel na Cachoeirinha (AM) para lançamento do PAC para os povos indígenas.
José Ricardo ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas melhorou bastante nos últimos anos: deu um salto de R$ 15 bilhões em 1998 para R$ 35 bilhões em 2006. “Não podemos esquecer que muito se deve aos investimentos federais no Estado”, afirmou. Ele citou alguns dados do estudo feito em 2006 pela PAD (Pesquisa por Amostragem de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sobre o Brasil. O desemprego é o menor dos últimos dez anos; a renda dos trabalhadores aumentou 7,2%; já o emprego com carteira assinada teve alta de 4,7%, e estudantes que ingressaram no ensino superior teve aumento de 13,2%. Além disso, a taxa de analfabetismo diminuiu 4,2% e a inclusão previdenciária é a maior desde 1990.
O Brasil, segundo o vereador, cresceu pouco para o potencial que possui, mas acredita que o Governo Federal está no caminho certo. Ele exemplificou a declaração com a Educação brasileira. “Se ainda não é o ideal, já melhoramos bastante na área educacional, haja vista que a área é um dos instrumentos prioritários do Governo Lula”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar