Pesquisar
Close this search box.

Estado apresenta bons números

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/10/alex%20giglio%202309.jpeg

O Governo do Amazonas conseguiu avançar numa das principais metas de enxugamento da máquina pública em 2019. A despesa com pessoal fechou, no último quadrimestre do ano passado em 49,65% da Receita Corrente Líquida. O dado foi apresentado pelo secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio, durante exposição dos resultados fiscais na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, ontem. As medidas de austeridade fixadas no Decreto da Qualidade do Gasto para fazer frente às despesas geradas por administrações anteriores e dívidas que tiveram de ser assumidas pelo atual governo, como os reajustes pactuados pelo governo passado, permitiram ampla economia, que deve ser acentuada ao longo de 2020 em virtude da contenção de despesas se estender até o ano de 2021. A Receita Tributária do Estado, composta pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, Impostos de Renda e taxas apresentou crescimento real de 5,48%, que equivaleu a apuração de R$ 11,53 bilhões em 2019 contra R$ 10,93 bilhões de 2018.

OLHO NO CBA

O professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Márcio Holland, disse ontem que enxerga um grande potencial de transformar o Centro de Biotecnologia da Amazônia em um hub de inovação do Amazonas em bioeconomia e, inclusive, sugeriu ideias de parcerias que podem ser realizadas com a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade de Columbia (EUA), instituições das quais ele faz parte.

REPÚDIO

O deputado Serafim Corrêa (PSB) repudiou, ontem, a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defendeu a alta do dólar ao dizer que com câmbio baixo até “empregada doméstica estava indo para Disney”. Para Serafim, o posicionamento de Guedes incita a desigualdade no país.

NO CDL

O Governador Wilson Lima (PSC) vai participar hoje de uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, com representantes do comércio, na sede da entidade. No encontro serão discutidas pautas diretamente relacionadas ao comércio, onde a classe empresarial irá apresentar demandas que fomentem o setor na capital.

BANDA

A banda Banda Maria Vem com as Outras, iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, vai movimentar o Centro de Manaus, a partir das 15h. Com o tema “Não é Não, Meu Corpo me Pertence”, a folia terá concentração na Praça Heliodoro Balbi, onde acontecerá a apresentação do grupo Cauxi Eletrizado. O acesso é gratuito.

FINANÇAS NAS FEIRAS

Um termo de parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Amazonas e o Sicoob Credempresas-AM foi assinado ontem, na sede da cooperativa, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da cidade. O convênio garante benefícios aos produtores rurais que vendem suas mercadorias nas Feiras de Produtos Regionais. Entre os serviços disponibilizados estão a abertura de contas corrente e adesão de máquinas de cartão, além de serviços de aplicações financeiras, consórcios, seguros, financiamento de veículos, cheque especial e conta garantida.

CARTEIRA DO TRABALHO

Servidores da Prefeitura de Manaus, que atuam nos postos do Sine Manaus, coordenados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, participaram ontem de um treinamento sobre a Carteira de Trabalho Digital, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, zona Centro-Sul. A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para toda pessoa que presta algum tipo de serviço para a área da indústria, comércio, agricultura ou até mesmo serviços domésticos.

MENOS VÍTIMAS

Em janeiro deste ano, o Amazonas registrou queda no número de vítimas fatais no trânsito. Ao longo dos 31 dias de janeiro, o estado registrou 19 mortes no trânsito, o menor número em oito anos. O quantitativo de janeiro representa uma queda de 32,14% em relação ao mesmo mês de 2019, quando foram registradas 28 mortes no trânsito. Os dados são da Secretaria de Segurança.

ESTANDE PRÓPRIO

A promoção do destino Amazonas nas principais feiras turísticas do país foi discutida ontem, entre a da diretoria da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e operadores do trade local. Em 2020, a Amazonastur participará de três eventos em estande próprio, dando oportunidade ao empresário de expor os produtos e serviços ofertados no estado.

FRASES

“Reafirmo que vamos iniciar a pavimentação da BR-319 ainda este ano.” Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura

“Fizemos um trabalho responsável na presidência da Assembleia, entre 2017 e 2018. Recuperar as contas do Poder foi uma das nossas prioridades.” David Almeida (Avante), ex-deputado, que teve suas contas aprovadas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar