Pesquisar
Close this search box.

Estacionamento, só em shopping centers

https://www.jcam.com.br/FOTO_06052014 A5.jpg

O torcedor que for assistir ao jogo da Copa do Mundo na Arena da Amazônia terá que procurar estacionamentos alternativos próximos ao estádio. Os shoppings Amazonas e Manaus Plaza, são os mais cotados para receberem o público, que não contará com nenhum estacionamento voltado ao torcedor para os jogos do mundial.
O gestor de Manaus da Sinart Estacionamentos, empresa responsável por administrar o estacionamento do Millenium, Plaza e Amazonas Shopping (além do Manauara Shopping), já informou que haverá uma operação especial com 50% a mais do efetivo para atuar no dia dos jogos e que os estabelecimentos trabalharão com uma “tarifa diferenciada”. Ele não revelou valores nem de que forma essa operação se dará. “Há uma ação do marketing e da direção para receber esses clientes. Estamos nos colocando à disposição para atender da melhor forma possível. Mas ainda estamos definindo os detalhes”, disse.
Segundo José Filho, esse uso já foi sentido pela empresa nos dias de jogos-teste da Arena. “Sobretudo no Amazonas Shopping, houve um aumento da demanda, mas não foi grande, ficou até abaixo do que esperávamos, mas para os jogos da Copa há essa ideia de que os estacionamentos dos shoppings Amazonas e Manaus Plaza sejam bastante utilizados. Talvez até do Millenium”, comenta. José também afirma que a operação será para que não haja prejuízo para os clientes. Atualmente o Amazonas Shopping conta com duas mil vagas de estacionamento, mas a lotação máxima, segundo José Filho, só ocorre em eventos como Dia das Mães e Natal. “Portanto temos vagas para disponibilizar”, comenta.

Vagas, só para Fifa
O coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango, afirma que o Amazonas Shopping e o estacionamento da Ciesa (Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas) devem ser os pontos de maior demanda para quem decidir ir de veículo próprio aos jogos. “Já recebemos uma comunicação dos dois órgãos sobre estarem disponibilizando essas vagas. Não haverá vaga para o público na arena”, comenta.
Até há vagas de estacionamentos disponíveis mais próximos ao estádio. Mas esses atenderão apenas pessoas ligadas à Fifa, ao governo, ou que estiverem a serviço. “Serão quase duas mil vagas disponíveis para a operação do evento, mas não para o público. Até porque teremos o perímetro de segurança onde só entrarão veículos credenciados e vistoriados antes, em uma operação realizada pela própria Fifa”, conta.
Vale lembrar que o planejamento oficial do governo federal, do Estado do Amazonas e da Prefeitura de Manaus havia estabelecido em janeiro de 2010, que a sede amazônica da Copa receberia investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão, sendo R$ 800 milhões via financiamentos federais, para construir um sistema de corredores exclusivos para ônibus, o BRT (Bus Rapid Transit) e uma linha de monotrilho. Mas nada disso saiu do papel. Todo o projeto foi suspenso em virtude de uma série de falhas técnicas, suspeitas de fraudes nas licitações e falta de tempo hábil para conclusão da obra.
Apesar disso, Capobiango ressalta que não estimula o uso de transporte individual para quem quiser acompanhar os jogos e por isso não há intenção de organizar o fluxo dos estacionamentos. “É uma iniciativa dos empresários que tem estrutura de estacionamento nas redondezas e colocam isso à disposição do mercado para quem tiver interesse de utilizá-los. Não temos demanda de organizar esse tipo de fluxo porque não nos interessa estimular o transporte individual. Nós seguimos recomendando que se utilize ônibus que farão trajetos especiais em dias de jogo. O perímetro de restrição de veículos ao redor do estádio será de um quilômetro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar