Pesquisar
Close this search box.

Estácio promove Olimpíada de Games

A Estácio lançou na semana passada a 5ª Olimpíada de Game Center, espaço online com jogos de diferentes formatos e temáticas, que tem o objetivo de estimular a aprendizagem em várias disciplinas. Com a opção de oito games, nas áreas de engenharia, direito, administração e saúde, os estudantes da universidade participam de diversas etapas e, ao fim do semestre, os 10 melhores de cada jogo interagem em competições presenciais em todo o Brasil.
O modelo gamificado gera um incentivo de pontuação, níveis de dificuldades crescentes e disputas entre os “jogadores”, para que os alunos acompanhem sua performance, melhorem seu desempenho e convidem outros alunos a entrar no jogo.
Segundo o diretor de núcleo da faculdade Estácio Amazonas, Roberto Santos, os estudantes de Manaus vão participar pela primeira vez das Olimpíadas. “Os alunos receberam as orientações de como participar da competição e, agora, a nossa expectativa é que tenha bastante adesão. Já foi comprovado, através de pesquisa, que os jogos aceleram o aprendizado, portanto, essa é uma ferramenta que pode trazer ótimos resultados para os nossos alunos”, ressaltou.
O diretor destaca que os jogos possibilitam uma aprendizagem prazerosa, dinâmica e interativa. “Frequentemente se discute formas de deixar o ensino mais atrativo. Os jogos e outras ferramentas pedagógicas podem ser a chave para se chegar a uma educação diferenciada e que atenda às necessidades de cada estudante”, acrescentou.
No total, já foram distribuídos mais de 140 prêmios nas Olimpíadas, como tablets, Xbox, cursos da instituição, além de créditos no aplicativo Qranio. Até a última edição, mais de 57 mil alunos já haviam participado.

Portal Game Center
A Estácio acaba de lançar seu novo portal Game Center, com atualizações dos jogos, integração das pontuações e acesso mais intuitivo para alunos e não alunos. Além do novo site, a universidade firmou parceria com a ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games) e fez chamada pública para que empresas de desenvolvimento de jogos online possam disponibilizar games educacionais em sua plataforma do Game Center, de forma gratuita.
Com base em pesquisa que revela que os games aceleram em até dez vezes o aprendizado, a Estácio foi a primeira universidade a lançar, em 2013, o Game Center, uma plataforma de jogos educacionais para ensino superior na fixação de conhecimento, reforço de aprendizagem e simulação situacional da profissão escolhida. O portal também é uma ferramenta de análise e indicadores (learning analytics) para que os professores possam monitorar e gerar novos desafios baseados no comportamento individual.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar