Pesquisar
Close this search box.

Esse tal do hífen

O Novo Acordo Ortográfico, esse último, veio para desafiar a todos. Desde 2009, passei a me debruçar no estudo das novas regras e, notem, não houve mudanças só quanto ao hífen! Vale lembrar que, desde 2016, as regras tornaram-se obrigatórias em todo o país. Na coluna de hoje o hífen está de costas largas (coluna, costas…adoro um trocadilho), até mesmo porque as mudanças mais impactantes se reportam a ele..esse tal de hífen!

EXTRACLASSE X EXTRA-CLASSE

Após a reforma ortográfica, o prefixo “extra-” passou a ser separado do segundo elemento por hífen, somente, nos casos em que esse iniciar por “a” ou “h”.

Portanto, o correto é extraclasse, sem hífen, tudo junto mesmo. “Foram propostas atividades extraclasse, o que deixou os alunos inquietos”. Atenção: diz-se “atividades extraclasse”, no singular. Extraclasse não vai para o plural, pois “classe” é um substantivo adjetivado. 

INFRAESTRUTURA X INFRA-ESTRUTURA

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é suprimido quando a vogal do prefixo é diferente da vogal da palavra seguinte: “infraestrutura”. Assim, a forma correta é infraestrutura. Pensando nas mudanças que todo acordo ortográfico enseja, imaginem a quantidade de placas que precisaram ser alterados por conta desse jogo de cadeiras do hífen?!

CONTRACHEQUE X CONTRA-CHEQUE

A crise econômica vem mexendo com o nosso holerite, reduzindo o valor recebido mensalmente, e não é que a Nova Reforma Ortográfica pegou carona e modificou a palavra contra-cheque? Agora houve a supressão de zeros, digo, de hífen nesse vocábulo, por isso optem por contracheque. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar