Pesquisar
Close this search box.

Essa bossa…

Geralmente para essa coluna semanal ser composta surge uma inspiração, quiçá várias delas, e dessa vez não foi diferente. Afinal, escreve-se “bossa-nova” ou “bossa nova”? O que é “permissividade” e “generosidade”? E, ainda, qual a diferença entre “embaixadora” e “embaixatriz”? As indagações dessa semana não têm lá muita ligação umas com as outras, mas todas elas convergem para a pluralidade da língua portuguesa. É o quotidiano proporcionando questionamentos válidos e pertinentes.

BOSSA-NOVA X BOSSA NOVA

O adjetivo escreve-se com hífen. O substantivo não. Ex: 1. “Sou um apreciador de música bossa-nova”. 2. “São criativos os cantores bossa-nova.” (adjetivos). 3. “A bossa nova revolucionou a Música Popular Brasileira”. 4. “A bossa nova teve Vinicius de Moraes como um de seus fundadores” (substantivos). 

PERMISSIVIDADE X GENEROSIDADE

Vamos ao dicionário ver o que encontramos sobre esses dois vocábulos que às vezes se encontram embricados, mas podem existir independentes um do outro. “Pemissividade. s. f. Qualidade de permissivo”. “Generosidade. s.f. 01. Qualidade de generoso. 02. Ação ou atitude generosa”. Mas o que é “permissivo” e “generoso”? Vejamos. “Permissivo. s.m. Que dá permissão, tolerante, indulgente”. “Generoso. s. m. 01. Que gosta de dar, pródigo. 02. Que perdoa com facilidade. 03. Nobre, leal, valente”. Em que momento esses dois vocábulos encontram-se embricados, atrelados, juntos? Naturalmente, em diversas situações, no entanto trarei aqui uma delas. Há pessoas generosas para com seus semelhantes, mas que acabam, por algum motivo, sendo permissivas a eles, isto é, deixando com que o outro abuse de sua boa vontade, prejudicando a si próprio para agradar ou para servir aquela pessoa. 

EMBAIXADORA X EMBAIXATRIZ

Estamos diante de palavras parônimas, parecidas, no entanto diferentes quanto ao significado e utilizadas em contextos diversos. Por meio de convenção, estipulou-se que “embaixadora” refere-se à mulher do embaixador. Em contrapartida, “embaixatriz” refere-se à mulher que desempenha a função de embaixador. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar