Pesquisar
Close this search box.

Especialistas sugerem hora certa para aquisição da TV digital

https://www.jcam.com.br/negociosservicos_cad2_1212.jpg

Somente em 2008 a TV digital estará mais próxima da realidade dos manauenses. Entretanto, especialistas em tecnologia digital advertem sobre a antecipação da compra de produtos volta­dos para o atendimento do no­­vo sistema televisivo sem que haja necessidade de uso.

De acordo com o diretor do CT-PIM (Centro de Tecnolo­gia­ do Pólo Industrial de Manaus), Weslley Alves Pereira, como o sistema ainda está em fase de testes e iniciou a trans­­­missão oficial no país no inicio de dezembro ­–somente na cidade de São Paulo–, ele não acredita que seja vantajo­so­ comprar um set-top box (adap­­­­tador para a conversão do sis­­tema analógico para o digi­­tal) neste momento, devido­ à inviabilidade de uso do aparelho.

“Os primeiros aparelhos serão caros e não terão utilidade a nível local. É melhor esperar, mesmo porque a tecnologia vi­­ve em constante processo de a­­tualização. O que é novo hoje,­ pode ser considerado ultrapassado poucos meses após o lançamento” afirmou o diretor.

Mesmo assim, a sugestão para quem quer adquirir uma TV adequada aos padrões digitais, estabelece ele, deve ser um aparelho com tecnologia LCD –cristal líquido– ou plasma, com resolução widescreen 16:9, operando em 1.080 linhas de resolução e entrada de interface HDMI (High Definition Multimedia Interface), uma porta muito similar à entrada USB (Universal Serial Bus), capaz de transmitir sinais digitais de áudio e vídeo, com alta qualidade, por meio de um único cabo.

Os aparelhos de TV mais an­­tigos não cairão em desuso nos próximos dez anos, bem como as antenas UHF (Ultra High Fre­quency), acessório in­­­­­­­­dis­­­­­pen­­sável à recepção do si­­nal digital. A integração total do país se dará por volta do ano 2016, época em que todos os domicílios brasileiros se­­­rão abrangidos pelo sistema digital. Conforme disse Weslley Al­­ves Pe­­reira, quem comprar o set-top box agora não vai poder fazer uso dele. “Por que comprar ago­­­ra algo que não vai se usar? Es­­pere, e quando chegar o tem­­po certo, os preços es­­ta­­rão me­­lhores bem como a tec­­nolo­­gia”, afirmou.

Consumidor deve buscar informação

Para os engenheiros da Fucapi, Ademir Lourenço e Humberto Ribeiro, a questão varia para cada caso, per­­fil de consumidor e anseio­ que cada um espera. Por e­­­xemplo, quem já comprou uma TV de plasma ou LCD pro­­vavelmente não terá interesse em comprar outro aparelho, ou seja, é mais em conta adquirir um conversor, e este raciocínio pode ser estendido para todas as TVs que já foram vendidas.

Por outro lado, quem es­­­tá pensando em comprar uma televisão talvez possa aguardar um pouco mais pa­­ra adquirir uma que já tenha­ o conversor embutido.­

Eliminando, desta forma, a necessidade de outro equipamento externo. Porém, variáveis como preço (estimativas de R$ 12 mil) e futuros ajustes tecnológicos em interativida­de que certamente virão, os primeiros adaptadores podem se tornar equipamentos obsoletos em pouco tempo.

Ministério das Comunicações

Segundo uma portaria de outubro de 2006, do Ministério das Comunicações, a im­­­plantação da TV Digital em Manaus está planejada pa­­­ra ocorrer entre o período­ de março de 2008 e maio de 2010. A efetiva migração de cada estação dependerá das decisões internas de cada uma. “Percebo que as emissoras locais já estão se preparando para uma efetiva mi­­gração, com possibilidades de adiantamento do cronograma”, disse Lourenço.

Segundo o engenheiro Hum­berto Ribeiro, a produ­ção dos conversores já come­çou em Manaus e hoje é pos­sível encontrar diversos equipamentos set-top box no mercado brasileiro. “Os apa­­relhos estão disponíveis em São Paulo. Ainda não há em Manaus ainda não fazem sen­­­tido comercializá-lo uma vez que o sinal digital não es­­tá presente”, afirmou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar