Especialistas criam mandamentos para alertar contra riscos no Sped

Uma atuação conjunta de empresas de software, escritórios de contabilidade e seus clientes, com foco em prazos, metas e processos. Esse deve ser o procedimento de todas as empresas sujeitas à implantação do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital). O Sped é composto pela EFD (Escrituração Fiscal Digital), a ECD (Escrituração Contábil Digital) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Previsto para vigorar já em janeiro de 2009, o Sped Fiscal teve a implantação prorrogada para setembro. Mas isso não é motivo para que as empresas deixem de conferir em caráter de urgência o assunto.
“Muitas pessoas ainda não perceberam que terão que realizar todos os lançamentos de forma retroativa, caso não estejam com as informações corretas. Ou seja, em setembro, todos os arquivos das operações fiscais referentes a todo o ano de 2009 terão que estar devidamente cadastrados e registrados na base de dados da Receita”, adverte Estanislau Mário Balzan, Diretor Comercial e de Marketing da WK Sistemas, uma das mais tradicionais desenvolvedoras de softwares contábeis e fiscais do país.
“Preparamos um guia de orientação para as empresas. Os dez mandamentos do Sped visam esclarecer as dúvidas a respeito do sisterma”, informa Balzan.
De acordo com o executivo, são dez as atitudes que as empresas devem ter diante do Sped: conhecimento do projeto, conhecimento dos objetivos, atenção aos prazos, entendimento das obrigatoriedades, análise dos riscos, conhecimento dos benefícios, revisão dos procedimentos, verificação dos sistemas, alocação de recursos e antecipação das operações.
“A principal recomendação é que as empresas não deixem o assunto para a última hora. A implantação do Sped não envolve apenas a simples transição de um processo para outro, mas contempla também toda a transposição de informações contábeis e fiscais referentes ao ano inteiro”, assinalou.
Com mais de 25 anos de mercado, a WK Sistemas, com sede na cidade de Blumenau, Santa Catarina, é uma das pioneiras no ­desenvolvimento de soluções contábeis e fiscais, sendo responsável por algumas das principais inovações tecnológicas implementadas em produtos voltados para essas áreas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email