Pesquisar
Close this search box.

Eron elogia ações de Omar Aziz após conquistar a reeleição

A primeira ação administrativa de Omar Aziz após conquistar sua reeleição para o governo do Amazonas – a reunião com todos os secretários de Estado – também foi tema de debate na ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas).
Segundo Eron Bezerra, após a audiência do governador com os secretários, a principal conclusão a que chegou é algo que ele teve o privilégio de ter ajudado a construir, a concepção dentro do Estado, que é a do escoamento da produção. De acordo com o comunista, o governador após se reunir com os secretários, anunciou para os meios de comunicação que um dos principais objetivos de seu futuro governo é exatamente o investimento na infraestrutura relacionada ao escoamento da produção.
“Quando eu cheguei à Sepror (Secretaria de Produção Rural), isso era quase um tabu, ninguém falava nisso, e, por uma razão simples, a possibilidade de se ter as vicinais recuperadas era quase nula. Mas, com esforço fomos recuperando mais de mil quilômetros de vicinais, algumas delas, inclusive, com asfalto. Contudo, isso hoje virou um problema no bom sentido, porque o governador não passa por um único município em que essa questão não venha a ser pautada. É o chamado bom problema”, observou Eron Bezerra.
O parlamentar informou ainda que teve a oportunidade de falar a vários prefeitos, criticando-os, porque eles precisavam colocar isso na pauta, pois do contrário, quando o governador aparecia em seus municípios, eles levantavam tudo, menos o problema do escoamento da produção.
O deputado explicou que quando um secretário fosse, eventualmente, despachar com o governador e reivindicasse mais recurso para a escoar a produção, com toda razão, o governador poderia virar para ele e dizer: “ora, mas esse é um problema seu, que você está enxergando, pois eu não ouço e, tampouco vejo essa demanda por onde passo, em nenhum município”.
Segundo ele, essa era uma questão verdadeira, pois nenhum prefeito, simplesmente, colocava essa questão em pauta. “Eles não tinham no horizonte esta reivindicação e hoje, para minha felicidade, isso passou a ser uma pauta permanente de todos os municípios do Amazonas e acaba de ser sintetizada pelo governador eleito Omar Aziz, como um dos eixos centrais de seu futuro governo, ou seja, o investimento na infraestrutura do escoamento da produção”, destacou. Todo processo exige a produção, mas depois disso, precisa de um trabalho para fazer o escoamento dessa produção que é feita, na maioria das vezes, através dos rios e das estradas, que aliás, possuem uma malha enorme, com mais de 6 mil e quinhentos quilômetros de vicinais, a maioria delas em situação precária, mas que poucos conhecem.

Para deputado, abertura de estradas é fundamental para produção

O deputado estadual afirmou, ainda, que quando ele aceitou o desafio de começar a recuperar essas vicinais, como secretário de Produção, parecia uma tarefa impossível de ser alcançada. Mas, com determinação, bravura e apoio de vários órgãos, todo um trabalho foi feito e, hoje, foram recuperados mais de mil quilômetros de vicinais, possibilitando que esse tema fosse pautado e entendido pela maioria dos prefeitos como uma questão central para alavancar a economia de seus municípios. Com o escoamento da sua produção resolvido, em seguida vem a questão do beneficiamento. Se não houver beneficiamento, não se agrega valor, não se verticaliza a produção, não se tem geração de postos de trabalho com maior qualificação naquela região.
“Nesse sentido, o governo entrou com uma política voltada para a agroindústria, que ainda está começando e representa, efetivamente, a terceira “perna” do sistema produtivo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar