Pesquisar
Close this search box.

Entidades realizam eventos para crianças e jovens

Em comemoração ao Dia Internacional da Água, a Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) vai realizar durante toda a semana eventos voltados para a conscientização ambiental. Além do plantio de 600 mudas na estrada da Ponta Negra (zona Oeste), a secretaria vai oferecer palestras para alunos da rede municipal de ensino com ênfase na educação ambiental.
De acordo com o diretor de arborização, paisagismo, gestão territorial e áreas protegidas da Semmas, José Nildo Meneses, os eventos acontecem em parceria com a Águas do Amazonas e com a ONG (Organização Não-Governamental) Nymuendal. “O importante é fazer com que as crianças possam aprender a preservar o meio ambiente, levando em consideração todas as questões que envolvem essa problemática também de desperdício de água”, salientou.
Ainda segundo Meneses, todas as opções são voltadas para o consumo racional da água. “Não adianta só falar sobre a poluição de águas, também é importante frisar que a utilização da água deve ser feita com moderação, ou seja, deve-se passar para essas crianças que a água não deve ser desperdiçada na lavagem de uma calçada, por exemplo”, ressaltou.
Também no que diz respeito a questões de educação ambiental, o biólogo do Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), Weber Vieira, informou que o programa conta com medidas para incentivarem os métodos de conscientização ambiental. Para o especialista, é cada vez mais necessária a realização de trabalhos com ênfase na preservação dos igarapés.
Conforme Vieira, até o momento, o Estado já desenvolveu diversos programas que demonstram a preocupação com o consumo das águas, principalmente em comunidades de zonas periféricas. “As orlas dos principais igarapés de Manaus estão todas contempladas com o sistema de esgoto. Além disso, as comunidades também realizam mutirões para conscientizarem os moradores de que é fundamental a preservação dos igarapés”, comentou.

Espaços para conscientização

De acordo com o diretor da Lajes Logística, Sérgio Gabizo, após o término de sua construção, o Porto das Lajes vai abrigar espaços de educação ambiental e dicas para evitar o desperdício da água. “A preocupação com a água vai ser a questão constante do século 21. E, para evitarmos a escassez, o Porto das Lajes vai contar com espaços voltados para que as pessoas saibam da importância do uso correto dos recursos hídricos”, enfatizou.
Gabizo contou que o Porto das Lajes vai possuir um parque botânico, com as crianças sendo o público alvo desse programa. “São elas, muitas vezes, que abordam os pais e os chamam a atenção para evitar o desperdício de água e para não poluí-las”, ressaltou.
O diretor informou, ainda, que após a construção do Porto das Lajes, toda a população será beneficiada por conta da geração de empregos, com a criação de mais de 200 postos de trabalho e os projetos de conscientização ambiental. A empresa, segundo Gabizo, sempre procura levar em consideração as principais necessidades dos moradores que vivem próximo ao local. “Para isso, sempre procuramos trabalhar com órgãos responsáveis e pessoas que possam dar cada vez mais credibilidade ao projeto”, afirmou. “Tanto que o local onde o Porto está sendo construído atende a todas as questões ambientais e sociais”, completou.
De acordo com o diretor, a construção do Porto das Lajes não vai comprometer a paisagem do Encontro das Águas e tampouco o Lago do Aleixo. “Vamos continuar preservando esse patrimônio natural, que é o Encontro das Águas, enfatizando todas as questões ambientais”, destacou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar