Enterprise Solutions da Nokia registrou expansão de 94%

O último balanço da Nokia confirmou a tendência de crescimento -feita pela própria empresa e por analistas de mercado- das vendas de aparelhos com aplicativos empresariais no mundo. Os resultados da companhia mostram que a área de Enterprise Solutions cresceu 94% no segundo trimestre deste ano, em relação a igual período de 2006.
“Por motivações particulares ou profissionais, o caminho é que cada vez mais usuários e empresas de todos os portes busquem ter à mão funções como e-mail, agenda e acesso à internet”, avaliou o diretor de vendas corporativas da Nokia no Brasil, Newton Pontes.
No segundo trimestre de 2007 as vendas da área de Enterprise Solutions -que conta com os aparelhos das linhas Communicator e Nokia Eseries- alcançaram 549 milhões de euros, enquanto, em igual período do ano passado, esse número foi de 283 milhões de euros. Na comparação entre semestres, os seis primeiros meses deste ano registraram um crescimento de 87% em relação a 2006 – 875 milhões de euros contra 469 milhões de euros.
Um dos principais impulsionadores desse cenário foi a chegada ao mercado dos novos aparelhos Eseries: Nokia E65, Nokia E61i e Nokia E90 Communicator. Apenas do Nokia E65, o primeiro a ser vendido globalmente e já disponível no Brasil, foram embarcadas mais de um milhão de unidades. O Nokia E61i chega ao mercado nacional ainda em agosto, enquanto o Nokia E90 Communicator estará nas lojas em setembro.

A crescente adoção da plataforma de e-mail móvel Intellisync é mais uma demonstração da aceitação de soluções corporativas pelo mercado. Entre abril e junho, a Nokia firmou globalmente sete novos contratos com provedores de e-mail e operadoras móveis para fornecimento do serviço Intellisync. No mesmo período foram licenciados mais de 300 mil novos usuários do serviço. Até o fim do segundo trimestre, a Nokia havia vendido mais de 3,6 milhões de licenças do Intellisync Mobile Suite.
As previsões para o mercado de e-mail móvel reforçam o potencial de crescimento das soluções. Números divulgados recentemente pelo Gartner apontaram que, até 2010, cerca de 350 milhões de pessoas devem acessar e-mails por dispositivos móveis, o que representa 20% das contas de e-mail existentes. Hoje o percentual de caixas de e-mail móvel corresponde a não mais que 2% das contas registradas.
Outro fator que certamente determinará a disseminação das soluções corporativas é o aumento nas vendas de smartphones. Pesquisas do IDC indicam um crescimento anual de cerca de 54% nos próximos quatro anos, o que levará o setor a acumular, em 2011, 82 milhões de unidades em uso em todo mundo.
Os números consolidados do segundo trimestre mostram a Nokia ainda mais à frente dos concorrentes no mercado global de telefones celulares. A empresa chegou a 38% de participação, acima dos 36% registrados no primeiro trimestre e dos 34% do 2º trimestre de 2006.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email