Ensaio para a Copa na Arena

Na tarde de sexta-feira (30), o COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 realizou o Tour de Experiência dos Estádios, na Arena da Amazônia, dando continuidade ao giro que começou no Rio de Janeiro, no dia 26, e continuará ainda por Cuiabá, dia 2 de junho, Natal, dia 3, São Paulo, dia 4, Curitiba, dia 5, e Porto Alegre, dia 6.
O Tour da Experiência já aconteceu em 2013, antes da Copa das Confederações e o objetivo é mostrar à imprensa todo o funcionamento dos estádios, nos dias de jogos, como se os jornalistas fossem os torcedores, para que esses repassem ao público essas informações. Com exceção do Maracanã, os demais estádios que participaram da Copa das Confederações, não receberão o Tour, pois já o tiveram naquela ocasião.
Durante o Tour, o passo a passo do torcedor foi mostrado, desde a entrada principal pelos portões na Constantino Nery, até a localização das cadeiras numeradas.
Para o COL, os primeiros avisos a que o torcedor deve ficar atento estão no próprio ingresso, onde constam o portão de entrada, o andar e a área onde fica seu assento, e finalmente a numeração desse assento. 4.500 voluntários estarão espalhados em todas as imediações do estádio, uniformizados, com grandes mãos indicativas, falando em português e inglês aptos a dar todas as informações ao torcedor.
Após a entrada, as catracas, onde existirão filas preferenciais (deficientes físicos tem acesso por caminho protegido por barras de ferro) e revistas com detector de metais. Até instrumentos musicais estarão proibidos de ser levados para o interior do estádio. O COL informou que os portões serão abertos três horas antes de cada jogo e o ideal é que o torcedor chegue cedo, para evitar as filas.
Também foi mostrada, na parte superior da Arena, atrás dos camarotes, a área comercial, onde ficarão os estandes dos patrocinadores da Copa e serão vendidas comidas e bebidas. O acesso à essa área será livre para os torcedores.
Já nas arquibancadas, o torcedor terá todas as informações atendidas pelos voluntários do Serviço ao Espectador. Caso haja algum imprevisto, como alguém que esteja sentado em lugar errado e não queira sair de lá, serão acionados os Stewards, profissionais que estarão com um uniforme mais vistoso, nas cores laranja e amarelo fosforescente. Os Stewards serão em número de 750 por partida e sua função é agir de maneira mais incisiva, em situações como a citada acima. Ainda de acordo com o COL, caso a situação seja ainda mais grave, tipo briga entre torcedores, aí serão acionados, através de auto-falantes, os órgãos de Segurança Pública, que ficarão a postos num camarote no estádio.
Pedro Carvalho, da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) alertou que “nos dias de jogos, duas horas antes e duas horas depois das partidas, todas as ruas do entorno da Arena da Amazônia permanecerão fechadas para os veículos comuns e só os ônibus poderão transitar em suas linhas normais”.
O COL também informou que nos próximos dias entrará no ar o Guia do Espectador, no site Fifa.com. Lá os torcedores terão acesso a todas as informações possíveis, e sobre os demais eventos relacionados à Copa.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email