Enfermeiro cria consultório em Manaus para atender público LGBTQIA+

Quando o assunto é tabu, o trabalho de conscientização exige maior esforço e à luz da compreensão, empatia e respeito para com o próximo, é fundamental registrar iniciativas que promovam inserção social. Hoje, o exemplo de apoio ao público LGBTQIA+ vem do enfermeiro infectologista Eduardo Luiz Silva Felix (foto), que acaba de inaugurar o `Acolher Consultório de Enfermagem LGBTQIA+´ e busca no empreendedorismo uma forma de ajudar pessoas. 

O propósito do Acolher é atender essa comunidade reconhecendo as suas necessidades e especificidades, além de promover a saúde física e mental de pessoas LGBTQIA+ e com HIV, por meio de um atendimento ético, completo e responsável.

Com a alta dos registros hospitalares gerados pelas complicações da Covid-19 e a ausência de consultórios especializados no atendimento a esse segmento em Manaus (AM), Eduardo, com visão empreendedora, decidiu unir o `útil ao agradável´, ou seja, sair na frente investindo em um nicho de mercado ainda não explorado localmente, porém, sobretudo, ajudar pacientes LGBTQIA+ no atendimento, tratamento e restabelecimento da saúde. 

“A minha maior experiência é como enfermeiro infectologista, mas ao perceber a existência dessa invisibilidade que atravessa a saúde LGBTQIA+ muito associada ao estigma que a sexualidade e identidades de gênero não normativas e não convencionais ainda sofrem no meio social, passei a encarar o empreendedorismo como ponte para oferecer esse serviço especializado”, Eduardo ressalta.

Para reforçar a fala do enfermeiro, de acordo com dados de uma pesquisa nacional encabeçada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), cerca de 64,1% dos doentes já sofreram algum tipo de discriminação e/ou presenciaram alguma situação preconceituosa em relação ao diagnóstico positivo para o HIV. 

Em razão disso, o consultório é o ambiente perfeito para ajudar a comunidade LGBTQIA+ amazonense a restabelecer a saúde física, mental e a cidadania. O Acolher, além de consulta de enfermagem infectológica, acompanhamento e cuidado com a saúde LGBTQIA+, oferece consultoria sobre HIV/Aids, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e avaliação clínica para o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PreP).

Para iniciar no mundo do empreendedorismo, Eduardo se preparou. “Como sempre atuei no SUS e empreender é um novo desafio para mim, antes de abrir o consultório fiz uma consultoria de implantação e gestão de consultório”, comenta.  

As consultas (presencial ou teleconsulta) podem ser agendadas pelo WhatsApp (92) 99426-3228 ou pelo e-mail ([email protected]).  O Acolher também está no Instagram (@acolherconsultorio). 

FreteBras anuncia 400 vagas na modalidade home office permanente 

A pandemia incluiu 13 milhões de brasileiros nas compras pela internet, segundo o estudo Webshoppers 43 da Ebit/Nielsen, o que obrigou o setor logístico a acelerar a sua digitalização, e para acompanhar a demanda, as empresas estão correndo atrás de profissionais. Dessa vez é a FreteBras, plataforma online de transporte de cargas, que está com 400 vagas de empregos fresquinhas aguardando os candidatos. Dessas vagas, 100 são para atender ao setor de tecnologia em áreas como produto, BI (Business Intelligence), engenharia de dados e programação, e as demais para os times comercial, negócios e áreas corporativas. O mais legal é que não é necessário ter um diploma universitário, além de o candidato poder morar em qualquer canto do planeta, pois a atuação será remota. Acho que até eu vou me candidatar. Ficou interessado? Bora acessar o site (https://fretebras.gupy.io/).

Tok&Stok chega em Manaus e investe em tecnologia para continuar crescendo 

Na quinta-feira (5), a Tok&Stok abriu a sua primeira loja em Manaus, no Shopping Ponta Negra. A varejista de móveis e acessórios de decoração busca novos mercados e Manaus, de acordo com os executivos da marca, não poderia ficar de fora da expansão da rede. A Tok&Stok conta com um plano robusto de crescimento que deve seguir acelerado até 2025, assim como lidera um forte plano para aceleração e transformação digital, o que tem impulsionado a performance nos canais online (que somente nos últimos três anos cresceu 20% em vendas totais da companhia em 2020). A proposta é investir na experiência Omnichannel (unir ambiente digital ao físico), o que contempla aumentar ainda mais a sua capilaridade no setor por meio de novas lojas. Ou seja, o objetivo é aumentar ainda mais a sua capilaridade no setor, inclusive, em praças que a marca ainda não está presente. A loja recém-inaugurada deve gerar cerca 30 empregos direto. 

Filhos devem gastar cerca de R$ 150 com presentes para os pais 

A pesquisa Pulso do Dia dos Pais realizada pela Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co., mostra que 46% dos filhos devem gastar cerca de R$ 150 para presentear os progenitores no domingo (8), Dia dos Pais. Apesar de econômicos, conforme a pesquisa, os filhos este ano estão mais inclinados a comemorarem em família a data do que no ano passado, já que em 2020 27% deles ficaram em casa e, em 2021, este percentual baixou para 16%. Esse desejo em comemorar pode ser decorrente de outro dado do estudo que mostra que 35% dos entrevistados não encontram o pai desde março de 2020. Em relação aos presentes, 35% pretendem comprar um presente que o pai goste ou deseje, enquanto 35% querem presentear com algo que seja útil, desses, 62% investirão em vestuário, 32% em calçados e 21% em perfumes. 

RÁPIDAS & BOAS 

Nos dias 11 e 12 de agosto irá acontecer a 7ª edição do StartupON, evento da Associação Brasileira de Startups (ABS). A iniciativa de fomento ocorrerá com participantes do Amazonas e Paraná. No Amazonas, a iniciativa conta com a parceria da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech). A ideia é apresentar para o público oportunidades para fundadores de startups e para quem pretende empreender. O evento é gratuito e a inscrição é pelo Sympla (bit.ly/StartupONAMPR). 

*************************

O Hotel Ibis Manaus, em parceria com a Rede Accor e iniciativa da La Dolce Italian, na quarta-feira (18), a partir das 19h, será palco de uma verdadeira `Noite Italiana´, que inclui jantar temático com entradas, massas, molhos artesanais preparados pelo chef Lázaro Avinte. Para informações e reserva é só entrar em contato: (92) 98421-2321 (ligações), (92) 98465-8405 e (21) 99523-1012 (WhatsApp).

*************************

Estudo exclusivo da ASICS, conduzido pelo Grupo Croma, procurou entender o impacto da pandemia nas práticas esportivas. No ano passado, 40% das pessoas acabaram diminuindo a frequência de atividades físicas. Mas isto mudou em 2021, com destaque para o público feminino que aumentou em 47% essa frequência e dos moradores do Norte do país, que aumentaram em 51% o ritmo de exercícios, considerando homens e mulheres da região. A pesquisa foi realizada com base na opinião de sete profissionais do esporte e de entrevistas online com 812 pessoas de todo o país, sendo 51% mulheres e 49% homens.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email