10 de abril de 2021

Endomarketing nas organizações contemporâneas

O ambiente esperado a partir da junção do endomarketing e da comunicação interna é criar um compromisso daqueles que formam a empresa, numa ação marcada por valores de cooperação, rumo ao objetivo de satisfazer o cliente com qualidade.

No atual cenário das organizações modernas, focadas nas partes interessadas e na responsabilidade social, a Comunicação Empresarial aliada ao Marketing Interno (Endomarketing) figura como uma importante ferramenta estratégica das corporações.
O crescimento da Co­mu­­ni­cação Organizacional aconteceu em meados dos anos 90, no Brasil, quando as empresas perceberam uma maior exigência no mercado interno e também externo. Sob essa ótica, as empresas buscam cada vez mais aplicar instrumentos de comunica­ção baseadas nos princípios do Marketing.
É nesse ponto que o En­domarketing surge com a função de melhorar o nível de comunicação em todos os níveis, integrando os funcionários da empresa e da organização. Neste cenário de uma economia voltada para o cliente, a prioridade está em atender às demandas do consumidor. Neste caso, o cliente é o público interno de uma organização.
O ambiente esperado a partir da junção do endomarketing e da comunicação in­terna é criar um compro­misso daqueles que formam a empresa, numa ação marcada por valores de cooperação, ru­­mo ao objetivo de satisfazer o cliente com qualidade total.
O Endomarketing e a Co­municação assumem a res­ponsabilidade de informar e motivar os funcionários, fazendo com eles absorvam os valores e missão da empresa e também ofereçam soluções e melhorias para os processos da corporação.
Nesse contexto, entende-se que os clientes não são ape­nas aqueles que compram os produtos e serviços de uma empresa, mas também os que produzem, vendem ou fazem parte de alguma etapa do processo de desenvolvimento, ou seja, os colaboradores ou clientes internos.
É fundamental que esses clientes internos saibam o real valor e importância do produto ou serviço que fornecem ao grande público. Neste ponto é que se destaca a essência do Marketing Interno ou Endomarketing. Mas o que significa En­do­marketing? O prefixo grego “éndon” significa ação interior ou movimento para dentro. Bekin (1995), autor do termo “Endomarketing” registrado no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) desde 1995, define o termo da seguinte forma: ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas, das governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.
O autor utilizou o termo Endomarketing pela primeira vez, em 1975, quando era ge­rente de produtos da Johnson & Johnson. É uma criação brasileira, única, fruto da necessidade de definir uma nova área de ação e investigação. É um novo conceito, uma nova postura que corresponde a uma nova abordagem do mercado e da estrutura organizacional das empresas, ligada a todo um contexto de mudanças.
A publicação interna, ou seja, os house-organs (jornais institucionais) cumprem um papel fundamental de transmitir os valores sobre a empresa aos funcionários. Segundo Rego (1987), um dos segmentos mais significativos do que convencionamos chamar de comunicação empresarial certamente é o do Jornalismo Empresarial, que, junto com as Relações Públicas e a Propaganda, formou o tripé clássico que organiza os fluxos irradiadores de opinião em torno das organizações.
Desse modo, o jornalis­mo empresarial atrelado ao En­domarketing está em crescente discussão no mercado e no meio acadêmico. Estudos mostram que o jornalismo empresarial dentro das organizações está consolidado em todo país e em franca expansão no Amazonas. Gran­de parte das indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus ainda concentram suas publi­cações de forma nacional e ainda pouco atribuída à mão-de-obra especializada amazonense, mesmo já tendo um grande potencial profissional voltado para esse segmento.
Não se trata de apenas um panfleto ou algo similar, o jornal empresarial é comprovadamente ferramenta fundamental do trabalho de endomarketing, seja difundindo os valores e missão da empresa, seja elevando a auto-estima dos colaboradores, fo

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