Pesquisar
Close this search box.

Endividamento tem queda em São Paulo

A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) apontou neste mês queda de 5 pontos percentuais no número de paulistanos endividados. Com isso, o índice caiu para 48% na comparação com janeiro e queda de 13 pontos percentuais que o registrado no mesmo período de 2007.
Já no que se refere ao nível de inadimplência – consumidores com contas em atraso – o índice ficou em 32%, queda de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior. A PEIC é apurada mensalmente pela Fecomercio junto a cerca de 1.360 consumidores no município de São Paulo.
Segundo a pesquisa, há mais paulistanos com dívidas na faixa de rendimentos até 3 salários mínimos (53%). Já entre os consumidores que ganham de 3 a 10 salários a porcentagem de endividados é de 51%, enquanto os que ganham acima de 10 salários mínimos, o índice é de 42%.
A PEIC também mostra que 45% das pessoas com renda até 3 salários mínimos estão inadimplentes, contra 31% dos que ganham de 3 a 10 salários mínimos, e 19% entre os que possuem renda acima deste patamar.
A queda no nível de endividamento em fevereiro é reflexo da expansão da oferta de crédito e da renda, que facilitam o pagamento das dívidas adquiridas no final do ano.
Na análise do comprometimento da renda para o pagamento de dívidas, em fevereiro o índice apresentou queda de 1 ponto percentual, ficando em 31%. A pesquisa mostra ainda que 70% dos consumidores pesquisados declararam a intenção de pagar total ou parcialmente suas dívidas em atraso, contra 74% em janeiro. Na segmentação por renda, observa-se que a intenção de pagamento é maior entre consumidores com rendimentos de acima de 10 salários mínimos (86%), seguido por aqueles que ganham de 3 a 10 salários (79%) e pelos que recebem até 3 salários mínimos (56%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar