Pesquisar
Close this search box.

Encontro marca início do Censo Escolar Brasileiro 2009

https://www.jcam.com.br/ppart15042009.jpg

Iniciou no último dia 13 em Manaus, às 19 horas, no salão nobre do Centro Cultural Povos da Amazônia o “1º Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica-2009”.
 O encontro, que se estende até o próximo dia 17, reúne dirigentes educacionais e especialistas em estatística escolar de todos os Estados brasileiros, e é promovido pelo Ministério da Educação por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo governo do Amazonas por meio da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação).
 A cerimônia oficial de abertura dos trabalhos contou com a participação do governador do Amazonas, Eduardo Braga, do presidente do Inep/Mec, dr. Reinaldo Fernandes e do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim.
No encontro serão planejadas estratégias visando aprimorar a coleta de dados escolares que é viabilizada anualmente no Brasil. Da mesma forma, serão também discutidas as variáveis que serão coletadas no censo de 2009, acordando para que este trabalho atenda às especificidades de todos os Estados brasileiros. No encontro também está sendo feita a avaliação do censo escolar do ano de 2008, com a análise de seus resultados.
O censo escolar da educação básica viabilizado aualmente no Brasil tem a finalidade de traçar um panorama nacional da educação básica, servindo de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos destinados à merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica em escolas.
 Seus dados também servem como parâmetro para o desenvolvimento de programas federais de financiamento à educação, tais como o “Programa Dinheiro Direto na Escola” e o “Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”.

Seduc é responsável

A Seduc (Secretaria de Estado de Educação) é a instituição responsável pela execução do censo escolar em todo o Amazonas, cabendo a ela a coleta de dados de todas as instituições de ensino do Estado, incluindo as da rede estadual, municipais, federal e também particular.
 Desde que recebeu a incumbência de coordenar o censo escolar da educação básica em 1982, a Seduc vem envidando esforços com sua equipe técnica para melhorar a qualidade das informações concedidas em cada estabelecimento de ensino público e privado existente no Estado.
 Sendo aprimorado nacionalmente a cada ano, em 2007 o censo escolar passou a ser realizado on-line através da ferramenta Educacenso, o que posibilitou uma grande melhoria na qualidade das informações.
 Conforme relatado pela coordenação nacional do censo, o Amazonas superou todas as expectativas nesta nova etapa do censo, pois era o Estado que provavelmente não conseguiria realizar esta nova empreitada dada a sua diversidade logística. No entanto, ao ser implantando o Educacenso, em 2007, foram informados dados consistentes de 1.161.553 matrículas.
 Dando prosseguimento a seus investimentos progressivos em Educação, o Governo do Amazonas inovou e em 2008 o Estado avança em tecnologia implantando links de comunicação em todas as escolas estaduais da capital e em pelo menos uma escola urbana nos demais 61 municípios, além 114 comunidades rurais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar