Pesquisar
Close this search box.

Encerra Operação Ágata Amazônia na região da Tríplice Fronteira

As atividades da Operação Ágata Amazônia, realizada no período de 03 a 12 de maio, resultaram na interceptação de entorpecentes, ouro, dinheiro, armamentos e munições na região da Tríplice Fronteira, próximo à Tabatinga (AM), nos rios Solimões, Içá e Japurá, no Amazonas, abrangendo aproximadamente 148 mil quilômetros quadrados de área de Operações. O material apreendido foi transportado para Manaus pelo Navio-Patrulha Fluvial “Amapá”, que atracou, no dia 16 de maio, no cais da Estação Naval do Rio Negro.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, a operação foi realizada pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira com a presença de agentes da Polícia Federal, da Secretária de Segurança Pública do Amazonas, da Polícia Militar e Civil. Para coordenar as atividades foi ativado o Comando Conjunto Ágata Amazônia, com a nomeação do Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, da Marinha, como Comandante e como Chefe do Estado-Maior da Operação, o Coronel Rodnei Silva dos Santos, do Exército. 

Durante a operação, foram realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, como patrulhamentos terrestres e fluviais; o estabelecimento de postos de bloqueio, controle de estradas e de vias fluviais; inspeções em veículos e embarcações. Ao todo, 767 embarcações foram abordadas, 11 apreendidas e oito notificadas.

Os navios de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, “Carlos Chagas” e o Hospital do 8º BIS, em Tabatinga, promoveram atendimentos médicos e odontológicos em comunidades carentes das regiões de atuação da operação. No total, foram prestados 731 atendimentos médicos, 55 odontológicos e 40 exames laboratoriais. 

Médico durante atendimento a criança ribeirinha
Foto: Divulgação
Foto/Destaque: Divulgação

Marinha Marinha

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar