Pesquisar
Close this search box.

Empresas são fiscalizadas e têm 15 dias para melhorar condições dos ônibus

Empresas são fiscalizadas e têm 15 dias para melhorar condições dos ônibus

Atenta às demandas da população e dando continuidade às ações para manter o equilíbrio do Sistema de Transporte Coletivo, a Prefeitura de Manaus está realizando fiscalizações surpresas nas garagens das empresas concessionárias para verificar as condições dos ônibus. O trabalho coordenado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) teve início na noite da última segunda-feira,  na empresa Global, que fica na zona Leste, e seguirá pelo pátio das nove concessionárias.

 “Nossa atuação será ainda mais rigorosa, seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que prioriza a qualidade e respeito no atendimento aos usuários de ônibus”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Francisco Bezerra, ressaltando que, como já anunciado pelo prefeito, foram adquiridos novos ônibus e que serão incorporados no sistema ainda este ano.

 As fiscalizações do IMMU foram retomadas após o pico da pandemia do novo coronavírus em Manaus. Na Global, que possui frota com 118 veículos, os fiscais constataram 77 ônibus com problemas, como pneus desgastados e fora de prazo pára-brisas trincados, falta de assentos ou assentos quebrados e falha de manutenção na lanternagem. Todos os ônibus foram identificados e a empresa terá 15 dias corridos para fazer os reparos.

 “Caso não consiga recuperar, o IMMU vai determinar que ônibus de outras empresas do sistema, em condições de atender, passem a operar nas linhas da Global. Somente após a empresa apresentar ônibus novos poderá retornar a operar”, explicou Francisco Bezerra.

Detran-AM libera consulta de datas de exames teóricos que estavam suspensos

Divulgação/Detran-AM

Desde segunda-feira, os candidatos que tiveram os exames teóricos suspensos por conta da pandemia de Covid-19 já podem consultar a nova data para a realização da prova direto no site de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O retorno dos exames teóricos está marcado para o dia seis de julho, no quarto ciclo do retorno das atividades não essenciais. A aplicação das provas teóricas está suspensa desde o dia 20 de março, quando as atividades foram interrompidas por conta do avanço do novo coronavírus no estado.

Reagendamento  

O Detran-AM fez o reagendamento dos candidatos no mesmo horário e turno que estavam agendados anteriormente. O aluno pode verificar as informações direto na área de agendamento do portal de serviços do Detran-AM, no endereço digital.detran.am.gov.br/exameLegislacao, informando o número do CPF.

“Caso a pessoa consulte o site e ela não esteja disponível para fazer a prova naquele dia ou horário, poderá entrar em contato para reagendar uma outra data”, explicou Wendell Dantas, gerente da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), do Detran-AM.

Aproximadamente três mil e quinhentos candidatos serão reagendados para fazer as avaliações na sede do órgão e nos postos descentralizados do Detran-AM (PAD’s), na capital. No entanto, vale lembrar que, em cumprimento às medidas de distanciamento, a capacidade do atendimento foi reduzido em 50%. Antes, o departamento oferecia 26 vagas por hora, agora serão apenas 13.

O tempo de aplicação dos exames também sofreu alteração. Antes, era feito de hora em hora, mas agora, para que seja realizada a higienização dos locais de prova, os exames ocorrerão a cada duas horas.

Informações para o Candidato  

A partir desta segunda, todas as informações sobre o retorno dos exames teóricos estarão disponíveis para o candidato no portal de serviços do Detran-AM. Mas, em caso de dúvidas ou mesmo impossibilidade de comparecer no dia e horário do reagendamento, basta ligar para o telefone 3643-0062 ou direto com a autoescola (Centro de Formação de Condutores-CFC).

No dia da prova, o candidato deve chegar somente 15 a 20 minutos antes da realização do exame para evitar aglomeração no local e apresentar documento com fotografia.

A partir desta segunda, também, o Detran-AM irá disponibilizar o agendamento para os candidatos que fizeram a prova antes da suspensão do atendimento e foram reprovados. Ele poderá reagendar o exame pelo portal de serviços (digital.detran.am.gov.br).

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar