Pesquisar
Close this search box.

Empresas reduzem consumo de água

Neste sábado (22), o mundo comemora o Dia da Água. Muito se estuda, pesquisa, discute e se descobre sobre o desperdício, tratamento e aplicações da água. Muitos investimentos internacionais têm sido aplicados no desenvolvimento de novas soluções, tecnologias e projeções para este recurso ameaçado que é a água. Diante de um cenário nada promissor para um futuro da humanidade atingido pela escassez de água, algumas empresas buscam soluções para reduzir o consumo, aumentar o aproveitamento e tratar a água que utiliza em suas produções. Dois exemplos no Brasil são as empresas Nestlé e Rio Quente que anunciaram, esta semana, a redução do consumo de água em suas unidades e, até o reaproveitamento do recurso.

Nestlé anuncia redução do consumo de água em 20 mil m³ em SP
A Nestlé anunciou que conseguiu reduzir em 20 mil m³ o consumo de água no Estado de São Paulo, onde tem fábricas em Araras e Marília. A empresa divulgou o resultado dos projetos, que começaram em 2010, no Dia Mundial da Água
As unidades reutilizam o recurso para suas próprias atividades e a média mensal de economia gira em torno 700 m³ em cada fábrica, segundo a companhia.
O projeto de redução do consumo em Araras começou em novembro de 2012 e conseguiu redução anual de mais de 10 mil m³. Marília alcançou redução de 9 mil m³ por ano com projetos que tiveram início em 2010.
Em todo o mundo, a economia de água pela Nestlé alcançou 33% por tonelada de produto fabricado, segundo a empresa. Em 2013, foram economizados mais de 62 milhões de litros de água com iniciativas de cada uma das unidades produtivas.

Grupo Rio Quente celebra o Dia da Água com redução de consumo
O Grupo Rio Quente comemora o Dia Mundial da Água com índices expressivos de redução de consumo do bem, obtidos em 2013 com o Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O principal objetivo da ação é preservar a água termal, considerada o principal recurso para a sustentabilidade da região de Rio Quente (GO), Caldas Novas (GO) e cidades vizinhas.
Em 2013, foram reutilizadas 3% da água, por meio do programa de Sistemas de Água de Uso Secundário. Ele consiste em captar o bem no desague do Parque das Fontes, onde há oito piscinas de águas quentes correntes naturais que movimentam mais 5,2 milhões de litros, por hora. Do total, cerca de 1,4 milhão de litros foram reaproveitados para consumo. Outra prática de reuso é a irrigação automatizada dos jardins nos parques e nos hotéis, o que contribui para economia de água de até 50% em relação a manual.
Segundo a assessora de experiência em meio ambiente do Grupo, Neide Tavares, a companhia sempre esteve preocupada com a preservação do maior tesouro para o negócio, as águas oriundas do Rio Quente. “Possuímos projetos sólidos que tem como principal objetivo evitar a degradação da bacia hidrográfica e diminuir o impacto ambiental das nossas atividades”, explica.
No mesmo período, com o programa de Monitoramento de Qualidade das Águas, todos os efluentes da cozinha, lavandeira, banheiros e área de serviços foram encaminhados à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) própria, com capacidade para tratamento de até 1,8 milhão de litros de esgoto por dia. Em 2013, foram removidos 88% da carga orgânica dos efluentes produzidos nessas áreas.

Conscientização
Para a celebração do Dia Mundial da Água, o Grupo Rio Quente promoverá aos associados (termo que o Grupo usa para colaboradores), hóspedes, visitantes e comunidade local uma programação especial com objetivo de conscientizar sobre importância do meio ambiente e dos recursos hídricos para a sociedade.
Entre as atividades estarão ecoquizz, gincanas recreativas, caminhada ecológica e outras atividades que permeiam o tema. Para a comunidade haverá ecoaula, visita técnica da equipe de Meio Ambiente com universitários da Unicaldas (Faculdade de Caldas Novas) para mostrar os projetos direcionados aos recursos hídricos, além de peça de teatro sobre a importância do recurso para 200 crianças.
O Rio Quente Resorts possui o ISO 14001, sendo o primeiro resort brasileiro com esta certificação, o que atesta responsabilidade ambiental e compromisso de preservação. “A sustentabilidade é um dos pilares na gestão da empresa e as ações sustentáveis fazem parte da gestão estratégica da organização”, conclui Neide.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar