Pesquisar
Close this search box.

Empresas mantêm confiança em alta no mês de outubro

A confiança do empresário da indústria continua em alta em outubro, revela a pesquisa trimestral Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial), divulgada na sexta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice ficou em 60,4 pontos, muito próximo dos 60,3 pontos verificados em julho, mas 3,8 pontos acima do índice de outubro de 2006, de 56,6. A estabilidade da confiança do empresário no mesmo patamar desde o início do ano “sugere a manutenção do ritmo de expansão da indústria”, avaliaram os técnicos da CNI.

As empresas de todos os portes apontaram confiança em alta. O índice das pequenas empresas ficou em 58,7 pontos, semelhante ao de julho (58,3 pontos) e cinco pontos acima do verificado no mesmo período do ano passado. Entre as de médio porte, o Icei foi de 59,7 pontos neste mês, ante 59,8 em julho e 55,6 em outubro de 2006. As grandes indústrias apontaram confiança em 62,1 pontos, 0,1 ponto acima do índice de julho e 2,7 pontos maior do que no mesmo mês do ano passado.

Segundo a metodologia da pesquisa, resultados acima de 50 pontos indicam confiança positiva. Os empresários respondem a quatro perguntas: sobre a situação atual da empresa e da economia do país e sobre as expectativas para os próximos seis meses também em relação à empresa e à economia brasileira. A pesquisa foi respondida por 810 empresas de pequeno porte, 466 médias e 226 grandes, de todo o país, entre 27 de setembro e quinta-feira (18).

Setores pesquisados

O resultado setorial mostra variações pouco intensas da confiança na comparação com julho. Dos 27 setores pesquisados, dez registraram aumento de confiança. Este comportamento é diferente do observado em julho: a estabilidade verificada naquele mês resultava de variações mais intensas, porém contrárias, na confiança dos setores pesquisados na comparação com a pesquisa de abril. Naquele mês, 16 segmentos industriais registraram aumento na confiança.

Dez setores tiveram queda na confiança (três a mais que em julho). Entre eles o setor de álcool, com queda de 4,5 pontos, tendo se tornado o de menor índice de confiança (47,9 pontos).

A estabilidade na confiança do empresário é resultado de uma melhor avaliação das condições atuais e uma pequena piora nas expectativas. O índice de condições atuais de negócios cresceu pelo quinto trimestre consecutivo, acumulando variação de 7,2 pontos no período. A melhora na avaliação das condições atuais de negócio é compartilhada por todos os portes de empresa, até mesmo as pequenas empresas, cujo índice não superava os 50 pontos desde 2004.

Essa situação é explicada, principalmente, pela melhora na avaliação dos empresários acerca das condições da economia brasileira. Em outubro de 2006, a percepção dos empresários era de piora da economia brasileira, na comparação com os seis meses antecedentes -o indicador de condições atuais da economia brasileira situava-se em 43,1 pontos, bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
Em 2007, a indústria, como um todo, percebeu uma evolução positiva da economia brasileira -o índice alcançou 55,3 pontos, um crescimento de 12,2 pontos na comparação com outubro de 2006.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar