Pesquisar
Close this search box.

Empresas fecham menos

Empresas fecham menos

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou no mês de novembro de 2020, conforme relatório do Sistema de Registro Mercantil — vinculado ao Ministério da Economia —, o menor número de extinções de empresas no estado nos últimos seis meses. O número também é o menor em comparação ao mesmo período do ano de 2019. Segundo o relatório, no mês de novembro foram extintos 202 estabelecimentos comerciais, quatro a menos do que o registrado no mês de outubro, que teve um total de 206 encerramentos. No entanto, em comparação com os números dos meses anteriores — 268 no mês de setembro, 217 em agosto, 374 em julho e 217 em junho —, a queda das extinções torna-se mais significativa. 

Outro ponto de destaque nos números registrados pela autarquia é que, mesmo com a pandemia do Covid-19, os dados do segundo semestre de 2020 seguem sendo melhores do que os de 2019. As extinções de novembro de 2020, por exemplo, são menores do que as registradas pelo SRM em novembro de 2019, onde o Amazonas obteve 236 extinções empresariais. O mesmo também ocorreu no mês de outubro de 2020, que teve a extinção de 206 empresas, contra 227 extinções em outubro de 2019.

LEILÃO

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) autoriza o leilão de oito imóveis da Prefeitura de Manaus. A medida é o desfecho do plano de contingenciamento determinado por ele, em junho, para reduzir o impacto econômico da pandemia de Covid-19, com a extinção de contratos de aluguéis e redução de despesas de custeio no valor de R$ 3,5 milhões por ano, e também uma forma de reforçar a entrada de recursos para novos investimentos.

SEM CACIQUES

O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante) tem repetido em suas entrevistas que vai fazer a população esquecer os caciques, referindo-se a políticos que já comandaram o Estado. Dois deles não devem criar problemas para ele. Seu ex-adversário Amazonino Mendes (Podemos) embarcou ontem para uma pescaria sem data para voltar e o senador Eduardo Braga (MDB) vai passar o resto do ano no eixo Brasília-São Paulo, só devendo desembarcar em Manaus para as festas de final de ano com a família. Depois, passa um mês de férias fora da cidade.

ESTREMECIDOS

Amazonino terminou a campanha intrigado com seu vice, Wilker Barreto (Podemos). Reza a lenda que, uma semana antes da eleição, os dois tiveram uma forte discussão porque o veterano político afirmou que sua experiência indicava que não venceria e o melhor seria recolher as armas. O deputado reagiu irado, dizendo não saber que tinha embarcado em canoa furada.

TRIAGEM

O Ministério Público Federal, o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas e o município de Manaus assinaram acordo de articulação e cooperação com a Associação Amazonense de Supermercados para viabilizar o retorno de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis de origem domiciliar ao ciclo produtivo, por meio da implantação e operação de Pontos de Entrega Voluntária e de transporte a galpões de triagem de associações de catadores de recicláveis.

REPÚDIO

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou, nesta terça-feira, 1º, o ingresso do ex-juiz Sérgio Moro como sócio-diretor da consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, empresa responsável pela recuperação judicial da Odebrecht e OAS, duas das principais empreiteiras brasileiras envolvidas na Operação Lava Jato.

OCUPAÇÃO

Seguindo a tendência apontada em agosto de 2020 pelo Boletim do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Manaus registrou em outubro passado a maior taxa média de ocupação hoteleira do país, com 47,72% dos leitos ocupados. No ranking do FOHB, a capital amazonense é seguida de Vitória (ES), com 45,92%, Recife (PE), com 43,45% e Belém (PA), com 41,77%. Em relação a outubro de 2019, Manaus apresentou a segunda menor queda nacional, na ordem de -39%, superada apenas por Recife, com -37,9%. 

AIDS

No período de janeiro a outubro de 2020, Manaus registrou 1.187 novos casos de HIV/Aids em adultos residentes na cidade. Em relação à faixa etária, há predominância do número de casos entre indivíduos de 15 a 39 anos, com 929 infectados. Considerando a incidência da doença nessas idades, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira, 1º/12, a programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional de combate ao HIV/Aids, com ações direcionadas especialmente para adolescentes e adultos jovens a partir da faixa etária de 15 anos. 

AIDS 2

O Amazonas apresentou redução no número de diagnósticos de HIV nos oito primeiros meses de 2020. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, até agosto de 2020 foram diagnosticados 632 casos de HIV no estado, dos quais apenas um registrado em criança. Em 2019, foram 1.630 casos. Os dados apontam que 72% dos casos diagnosticados em 2020 são de homens, e 79% de pessoas que se declaram pardas. Pessoas com idades entre 20 e 24 representam o maior número de infectados, com 26,8%.

FRASES

“É lamentável o papelão do ex-juiz Sérgio Moro.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre o anúncio de que o ex-juiz vai trabalhar como advogado de empresas que ele condenou

“Em um ano ninguém vai lembrar mais dos caciques.” David Almeida (Avante), prefeito eleito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar