Pesquisar
Close this search box.

Empresas e governo buscam competitividade em software

https://www.jcam.com.br/tecnologia_cad2_0111.jpg

A Pitce (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior), plano de ação do governo federal que tem como objetivo o aumento da eficiência da estrutura produtiva e da capacidade de inovação das empresas brasileiras, destaca a indústria de software como uma das quatro opções estratégicas, sendo a componentização um dos pilares da política para o setor.

A DigitalAssets apresenta um mecanismo para Identificação Automática de Componentes de Software, denominado de DA Discoverer, capaz de vasculhar parques de aplicações já desenvolvidas e sugerir um conjunto de artefatos potencialmente reutilizáveis viabilizando a antecipação do retorno sobre investimentos.

Segundo Marcílio Oliveira, gerente de pesquisa e consultoria da DigitalAssets, o objetivo da ferramenta é a extração automática destes componentes para catalogação e reúso de ativos de software. “Investir na disseminação sistemática do reúso é, sem dúvida, um excelente caminho para construir a competitividade das empresas nacionais”, destacou Oliveira.

O mecanismo será apresentado no último EQPS (Encontro da Quali­dade e Produtividade em Software) do ano, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que acontece nos próximos dias 5 e 6 de novembro em Manaus, no auditório da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

No encontro, serão apresentados projetos e palestras que visam à disseminação da importância da qualidade do software nacional. Diva da Silva Marinho, coordenadora de projetos, PBQP (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software), destacou o incentivo possibilitado pelo encontro à pesquisa, produção e aplicação em softwares para região de Manaus. “Queremos mostrar os caminhos para um software mais competitivo, além de transmitir informações atualizadas sobre o setor”, afirmou Diva.

O evento reúne projetos de Brasília, Bahia e São Paulo. Em palestra, Antenor Cesar Corrêa, coordenador geral de Serviços e Programa de Computador do MCT, abordará as políticas e ações de Software e Serviços do MCT para 2007-2010 e José Resende, do departamento de tecnologia de informação e comunicações da Finep, falará sobre linhas de financiamento para o setor de software.

A DA é uma empresa especializada em soluções práticas para reúso e SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). Com o objetivo de auxiliar seus clientes a reduzir custos e aumentar a qualidade e agilidade no desenvolvimento de software, a DA atua provendo serviços profissionais, ferramentas e produtos customizados que impulsionam a gestão e reúso de ativos de software.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar