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Empresas devem estar preparadas para superar exigências do cliente

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O cliente hoje é uma ilha cercada de fornecedores. Tem opções, tem conhecimentos jurídicos, sabe onde é a curadoria, o que são danos morais e materiais. O comentário é do representante da Comicro (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas), Gonçalo Pontes Júnior, que falou para uma platéia de 220 pessoas, em sua maioria microempresários, que na última sexta-feira participaram do I Seminário Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amazonas.
Promovido pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o evento foi realizado no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, 1919 – Centro e teve como objetivo disseminar informação sobre à micro e pequena empresa e esclarecer dúvidas dos empreendedores sobre os processos burocráticos para abrir um negócio formal.
Segundo Gonçalo Pontes Júnior, que realizou uma palestra sobre a “Mágica de transformar dificuldades em sucesso”, hoje, existe um novo tipo de cliente que está mais culto, mais exigente, mais chato. O cliente atual, disse, sabe que se comprar um travesseiro e der problemas nas cotas vai na Justiça e recebe uma indenização. “O que mudou nesse novo mundo foi a necessária condição do profissional que trabalha no mercado saber que esse cliente é diferente, por isso ele tem que estar preparado para atendê-lo, inclusive capacitado”, advertiu.

Novo Perfil

Na opinião de Gonçalo Pontes, o profissional da atualidade tem que transformar as dificuldades em sucesso. Primeiro, acreditando no mais forte do seu ego, ser ousado e ter iniciativa. O palestrante lembrou que “vivemos no Brasil de hoje um momento de oportunidades, onde cada vez mais não precisamos de favores e nos escolhemos a forma que desejamos ser lembrados”. Para transformar as dificuldades em sucesso, ensinou, basta que o profissional comece a enxergar um mundo novo, sem medo das mudanças que ocorrem, procurando buscar estratégias e entendimentos, visando atingir o sucesso que procura.

Atitude faz a diferença empresarial

Segundo o palestrante, o profissional do passado chegava no horário, fazia seu trabalho e no fim do expediente ia para casa. O perfil hoje é, acordar mais cedo, ter comportamento idôneo, procurar fazer diferente e agir diferente. “Além disso, precisa ter altivez, ousadia. Não precisa de favores para se destacar, mas sim de atitude”, assegurou.
Pontes avaliou que o diferencial entre um profissional bem sucedido e o mau-sucedido não está no que ele faz, está na forma como ele faz. Existem milhões de profissionais no mundo, mas há aquele que mesmo fazendo o que os demais colegas fazem, age de forma diferenciada. “É aí que está o condão do sucesso. É algo que acontece naturalmente”, disse, ressaltando que o concorrente não é mais apenas aquele que está no segmento, está na forma como o cliente é atendido”, disse.

Segurança e confiança

Agir e se apresentar sempre com segurança é uma das fórmulas apresentadas pelo palestrante. Segundo ele, uma pessoa insegura fica difícil passar segurança aos outros, principalmente um vendedor que vende produtos. “Às vezes, uma pessoa oferece um produto que ela mesma não compraria, logo o primeiro ponto é comprar a sua idéia, aprender que o não é a certeza que o caminho está certo. Os nãos dão as condições para a pessoa melhorar”, assinalou.
O palestrante aproveitou para contar uma experiência do iniciador da Ford, John Ford, que uma vez fez um negocio automobilístico com a Europa e passou três meses tentando vender 60 mil carros Ford. A Chevrolet passou-lhe uma rasteira e em 48 horas vendeu 60 mil carros. Um jornalista perguntou-lhe: o senhor perdeu três meses? Ele respondeu não. “Eu aprendi em três meses como não errar novamente”. Gonçalo Pontes disse que a grande questão é o profissional ter consciência de que está sempre aprendendo. “A venda hoje se dá pela forma de comportamento que o vendedor tem diante do cliente. Quando for vender se comporte como cliente, tenta convencer primeiro a você mesmo, aí a venda fica fácil de se tornar realidade”, garantiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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