Pesquisar
Close this search box.

Empresário vê alarmismo no AM

O empresário Marx Gabriel, CEO e conselheiro de administração da MB Consultoria, diz que está acontecendo um alarde sobre os números da Covid-19 em Manaus que não refletem a realidade sobre a disseminação do coronavírus, principalmente agora com o surgimento da nova variante ômicron na região. Ele se apoia em números para sustentar as suas argumentações de que há uma supervalorização de dados, o que leva, desnecessariamente, um grande contingente da população em busca de testes para diagnóstico em centros de testagem em Manaus.  

Segundo Gabriel, o portal da transparência civil indica que de 1º a 19 de janeiro deste ano foram registradas 17 mortes por Covid em cartórios no Estado, contra 1.343 durante o mesmo período de 2021. Para ele, a possibilidade de retomada das restrições coloca Manaus e todo o Estado do Amazonas na contramão dos que já estão fazendo países como a Espanha e a Inglaterra, onde foram abolidos o passaporte vacinal e o uso de máscaras nas ruas. O CEO disse, ainda, que os governos de Rondônia e Goiás seguem também nessa direção. “Quem prega esses dados, deveria ser processado”, argumenta o CEO. Gabriel acrescentou já estar provado que é ineficaz restringir as atividades econômicos e exigir o confinamento social.

Eventos

A prefeitura suspendeu, ontem, por 30 dias as licenças e autorizações municipais para a realização de eventos de qualquer natureza nem Manaus por conta do aumento da Covid-19. A decisão está em decreto publicado no Diário Oficial de quarta-feira (19) e está valendo desde essa data. Segundo o prefeito David Almeida (Avante), as medidas reforçam as estratégias desenvolvidas junto com o governo do Amazonas para o enfrentamento ao coronavírus.

Vacinação

Crianças de seis anos e jovens até 17 anos poderão tomar a vacina CoronaVac contra a Covid-19, segundo determinou ontem a  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por unanimidade, os cinco diretores do órgão votaram favoravelmente à aprovação durante videoconferência para avaliar um pedido sobre o uso emergencial do imunizante feito pelo Instituto Butantan.

Golpe

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas alertou que golpistas estão usando a identidade médica de profissionais do Rio de Janeiro para convencer acompanhantes de pacientes internados no 28 de Agosto da necessidade de pagar por exames e outros procedimentos realizados na unidade. A pasta informou que recebeu essa denúncia. E ressalta que, em hipótese alguma, o hospital pede dinheiro ou transferência bancária de familiares para essa demanda. Aviso aos desatentos.

Diva

O Brasil perdeu, ontem, uma de suas divas da música. Elza Soares nos deixou aos 91 anos. Ela morreu em casa, no Rio, de causas naturais. Considerada uma das maiores artistas do mundo, Elza foi um grande ícone da música brasileira. Foi eleita como a Voz do Milênio. Teve uma vida apoteótica, tão intensa, que emocionou muito, com repercussão mundial. Começou a carreira em 1950. Contagiou Ary Barroso no palco do ‘Calouros em Desfile”. Venceu o Grammy Latino. O País chora a sua perda e a homenageia por uma trajetória musical tão fantástica.

Abraciclo

A produção de motocicletas ganha fôlego. O segmento deve atingir 1,29 milhão de unidades neste ano, volume 7,9% maior do registrado em 2021 no PIM (Polo Industrial de Manaus (1.195.149 unidades), segundo a Abraciclo, entidade que mede o desempenho do setor. As vendas devem chegar a 1,23 milhão de motocicletas, com alta de 6,4% em relação a 2021, quando o total negociado ficou em 1.156.074 unidades, conforme as projeções.

Energia

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou que entrou com uma ação na Justiça Federal contra a Amazonas Energia. O recurso também foi levado ao Ministério de Minas e Energia e à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O parlamentar questiona a concessionária por instalar medidores de consumo nos postes da rede elétrica da cidade que, segundo ele, é ilegal. “Entrei com uma ação pedindo que seja suspensa a instalação desses aparelhos”, anunciou.

ICMS

O Amazonas vai manter congelado o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis no Estado, segundo garante o governador Wilson Lima (PSC). Para o governador, a medida é importante para não impactar ainda mais nos preços da gasolina, etanol e diesel. “Por aqui, vamos dar continuidade a esse congelamento”, disse Lima em uma rede social.

Vice

Nos bastidores da política do Centrão no Palácio do Planalto, especula-se que três nomes despontam como virtuais candidatos a vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro para a reeleição no próximo pleito – ele estaria em dúvida entre Tereza Cristina (ministra da Agricultura), Ciro Nogueira (ministro da Casa Civil) e Fábio Faria (ministro das Comunicações). Veremos se essas especulações se confirmam mais adiante.

FRASES

“Está comprovado que restrições são ineficazes”.

Marx Gabriel, CEO e conselheiro de administração da MB Consultoria, sobre as medidas de enfrentamento à pandemia.

“O Brasil e o mundo lamentam a morte de Elza Soares. Que artista. Que mulher!”

Djavan, cantor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar