Pesquisar
Close this search box.

Empresário amazonense realiza negócio de 300 mil euros na Fiam

Em sua 4º edição, a Fiam 2008 (Feira Internacional da Amazônia) rendeu uma venda da ordem de 300 mil euros para o sócio-proprietário da Oiram Chocolates, Mário Oiram. Ele vai fornecer um contêiner de caixas artesanais destinadas a servir de embalagem para os vinhos produzidos pela CNN Distribuidora, uma empresa de Portugal. “Esse é um exemplo de que a Fiam é realmente uma vitrine para os produtos amazônicos no mercado externo”, avaliou a diretora-técnica do Sebrae no Amazonas, Maria José Alves da Silva. De acordo com Mário Oiram, o negócio foi fechado na última sexta-feira (12), no terceiro dia da Fiam 2008, que aconteceu em Manaus, no período de 10 a 13 deste mês. O empresário amazonense era um dos expositores do estande do Sebrae/AM durantente a Fiam 2008.
Originalmente, as caixas artesanais da Oiram Chocolates são feitas para embalagem de doces e bebidas regionais. O design e acabamento do produto impressionou o administrador da CNN Distribuidora, Manuel Lopes Soares, que viu a oportunidade de agregar valor ao vinho produzido pela empresa com a embalagem, que é fabricada artesanalmente com madeira reciclada, fibras, sementes e cascas vegetais da Amazônia. “As nossas embalagens são o nosso diferencial, pois são bem feitas e carregam em si toda uma cultura indígena local. Foi isso que encantou o empresário português. Estou muito feliz com esta venda, e o Sebrae foi fundamental nesta vitória”, disse o empresário. Segundo ele, a empresa CNN Distribuidora vai enviar à Oiram Chocolate as dimensões de tamanho para a fabricação de caixas e embalagens adequadas ao tamanho das garrafas e, ainda este mês, a encomenda será efetivada.
A Oiram é uma empresa amazonense, pioneira na produção de bombons recheados com sabores regionais, geléias de cupuaçu, açaí, araça-boi e jenipapo, e embalagens artesanais. O proprietário afirma que as embalagens são confeccionados pelos índios da tribo Baniwa, e adornadas com imagens e pinturas regionais. “Sempre buscamos nos aprimorar, investindo em tecnologia inovadora, novas metodologias de gerenciamento e na qualificação de colaboradores através de cursos direcionados à qualidade”, explicou. Em 2005, a Oiram Chocolate foi uma das vencedoras do PQA (Prêmio Qualidade Amazonas).
“Esta é a função do Sebrae, qual seja incentivar os micro e pequenos negócios a se firmar no mercado e estabelecer parcerias sólidas e duradouras, seja por meio de rodada de negócios, seja por meio de capacitação. Avaliamos que a Fiam foi um sucesso e futuros negócios tenho a certeza de que ainda serão gerados ”, ressaltou a diretora-técnica do Sebrae/AM, Maria José Alves.
A Fiam 2008 foi uma realização da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e reuniu 300 expositores, teve uma visitação estimada em 100 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Só na Rodada Internacional de Negócios, que foi realizada com apoio do Sebrae, foram gerados cerca de US$ 10 milhões.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar