Pesquisar
Close this search box.

Empresa de ar-condicionado Fontaine inicia operação no PIM e vai contratar cerca de 150 profissionais em 2021

Empresa de ar-condicionado Fontaine inicia operação no PIM e vai contratar cerca de 150 profissionais em 2021

A Fontaine Brasil, empresa carioca do ramo de climatização no segmento da indústria linha branca, que está presente no mercado domiciliar há 8 anos, está de malas prontas para o Norte e em 2021 pretende iniciar a fabricação de toda sua linha de ar-condicionado no Polo Industrial de Manaus (PIM). O investimento total para a operação da Fontaine na região Norte no primeiro ano beira os R$ 47 milhões, considerando os custos com a implantação da nova fábrica e o capital de giro necessário para dar continuidade à produção dos seus produtos no decorrer do próximo ano.

A escolha por Manaus deu-se por dois motivos, de acordo com o Antonio Luchtenberg, sócio-diretor industrial da Fontaine. Primeiro, a empresa pretendia tornar-se fabricante, e, segundo, a carga tributária favorável da Zona Franca de Manaus (ZFM) pesou na escolha. “A decisão de abrir uma filial na região Norte surgiu após a Fontaine estar presente no mercado apenas como importadora, contudo, devido às altas cargas tributárias, a empresa decidiu passar a produzir os seus próprios produtos. Então, devido aos bons incentivos fiscais e ecossistema promissor, escolhemos o PIM para a instalação da nova fábrica”, comenta.

Dentre os produtos oferecidos, a Fontaine possui toda uma linha exclusiva de climatização de ambiente, contando com Condicionadores de Ar Split, Condicionadores de Ar Janela e Condicionadores de Ar Piso-Teto.  A linha de condicionadores de ar será fabricada na planta de Manaus, inclusive, os produtos da Fontaine já estão sendo comercializados nas lojas Bemol.

Sobre as contratações de pessoal para atuar na nova fábrica, Antonio afirma que a Fontaine pretende abrir 150 vagas de emprego no decorrer do ano que vem. “A Fontaine, em primeiro momento, pretende contratar cerca de 60 colaboradores para iniciar as suas atividades, porém, até o fim do próximo ano, pretendemos contratar mais 90 funcionários, totalizando 150 postos de trabalho para os profissionais da cidade de Manaus”, diz o diretor.

As contratações ocorrerão por meio de processo seletivo e os interessados nas vagas podem enviar os seus currículos para o e-mail ([email protected]).

Mas, os planos da Fontaine em Manaus não param por aqui. A estratégia da companhia é expandir os negócios nos próximos 3 anos, inclusive diversificar a linha de produtos. Spoiler: a direção da empresa já estuda desenvolver uma linha de micro-ondas!

A nova planta da Fontaine entrará em funcionamento na segunda quinzena de janeiro de 2021.

Startup aluga motos elétricas para Ambev

A Origem, nascente de Brasília e fundada em 2017, tá feliz que só olha! Tudo porque em julho recebeu um aporte de R$ 5 milhões da Barn Investimentos, que irá financiar a fabricação de 50 motos elétricas. Mas, engana-se quem pensa que essas motos serão vendidas. Não, não! Serão alugadas.  É assim que os engenheiros Pablo Estrela, Felipe Borges e Diogo Lisita estão ganhando dinheiro! Há 10 motos da Origem rodando pelo país, sendo que 3 estão alugadas para a Ambev.  O interesse da locação por parte da Ambev ocorreu depois que a Origem foi selecionada para um programa de aceleração da companhia. Assim que o centro de distribuição de Joinville foi inaugurado a Ambev alugou as motos, devido a sua estratégia de sustentabilidade. Deu tão certo que a companhia pretende levar as motos da Origem para outros centros de distribuição do país. A Origem tem muito quilômetro pra rodar!

Montadoras oferecem carro por assinatura

Um novo modelo de negócio vem se consolidando: a contratação de carro por assinatura! Há alguns meses, concessionárias e locadoras estão apostando nesse novo mercado e, agora, as montadoras estão no bonde da novidade! Na semana passada, Toyota e Volkswagen aderiram ao modelo. Não ficando pra trás, Fiat e Jeep acabam de anunciar que vão oferecer esse serviço de assinatura para pessoas físicas e pequenas e médias empresas no Brasil.  A escolha pode ser excelente pra aquele pessoal que não quer ficando esperando motorista de aplicativo e nem assumir a responsabilidade de manter o caro e etc.

Grupo Dedé inaugura o Restaurante Terra e Mar, especializado nas culinárias portuguesa e argentina

Pra quem já curtia a cozinha do Dedé e pra quem ainda não degustou as delícias e ainda pros apaixonados pelas cozinhas portuguesa ou argentina, lá vem outro empreendimento do grupo: o Restaurante Terra e Mar, especializado nas culinárias portuguesa, argentina, o espaço contará ainda com uma panificação batizada de Cantinho Português com diversos doces, pães, pastéis portugueses, dentre outras gostosuras. Hum, isso é de dar água na boca! As delícias serão assinadas pelo Chefe Dedé Parente, e mais três chefes, um mineiro e dois portugueses. O restaurante irá funcionar todos os dias, das 7h às 22h, no café da manhã, almoço e jantar. A localização é excelente, bem no coração do Adrianópolis, na Avenida Mário Ypiranga,1039.

Rápidas & boas

A programação artística e cultural das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS) encerra com chave de ouro na terça-feira (15), com mais uma edição do Fest Art 2020.  O espetáculo, que é conhecido por unir música, dança, teatro e artes visuais, terá como tema “Pinocchio 40 anos: A Fábula da Fada”. Por conta da pandemia, o evento será virtual (https://colegiomarthafalcao.com.br/arteecultura/).

*******************************

O restaurante Marimari, localizado no Pátio Gourmet da Morada do Sol, passou a funcionar esta semana para o jantar. Quem assina o cardápio é a Chef Juliana Faingluz, que está à frente dos restaurantes da rede desde julho. Juliana, acumula várias experiências nacionais e internacionais, com passagem pelo DOM, Maní, Esch Café. Ela trabalhou ao lado de Erick Jacquin, no El Celler de Can Roca na Espanha e também no restaurante Quique Dacosta. Antes de mudar para Manaus chefiou seu próprio restaurante, Kith, que entrou recentemente no Guia Michelin, na categoria Bib Gourmands.  O restaurante vai funcionar no jantar das 18h30 às 22h30.

*******************************

Para disseminar conhecimento e promover qualificação profissional, o curso de Engenharia Mecânica da UniNorte – Centro Universitário do Norte promove uma série de cursos rápidos e gratuitos para a população. O projeto faz parte da ‘Semana Qualifica’ da instituição e ocorre entre os dias 15 e 17 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link (https://linktr.ee/qualificauninorte).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar