Pesquisar
Close this search box.

Emprego cresce 1,32% no Amazonas

https://www.jcam.com.br/ppart15102009.jpg

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que, em setembro de 2009, foram criados 4.587 empregos celetistas -sob as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)- no Amazonas. A diferença equivale a uma expansão de 1,32% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos, esse foi o melhor desempenho do mês de setembro em toda a série histórica do Caged. Tal resultado decorreu do crescimento do emprego principalmente nos setores de Serviços (+2.100 postos) e da Indústria de Transformação (+2.066 postos).
Entre os municípios do Amazonas com mais de 30 mil habitantes, Manaus criou 4.733 empregos, equivalentes à expansão de 1,46% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No interior, Itacoatiara (+39 postos), Manacapuru (+19 postos), Iranduba (+9 postos) e Tabatinga (+1 posto) apresentaram saldos positivos. Já Coari (-1 posto), Parintins (-1 posto), Maués (-1 posto), Manicoré (-1 posto) e Humaitá (-15 postos) apresentaram saldos negativos. Na avaliação do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, seria necessário intensificar as políticas de geração de emprego e renda nos municípios do interior do Estado para alcançar resultados mais robustos. “É preciso incentivos para o setor primário e para a produção local”, salientou o superintendente.
Os dados do Caged referentes a setembro foram divulgados ontem, pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (confira a página C1). Em todo o Brasil, foram gerados 252.617 empregos celetistas, equivalentes a uma expansão de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Foi o melhor resultado mensal para o ano e o segundo maior de toda a série histórica do Caged para o período.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar