Pesquisar
Close this search box.

Empregado temporário deve ter bom desempenho sem cair doente

Para as festas de fim de ano, o comércio oferece diversas oportunidades de trabalho temporário. Para algumas pessoas esta é uma boa chance de ganhar uma renda a mais, e para outras é uma possibilidade de efetivação para um novo emprego. Para isso, o profissional precisa mostrar um bom desempenho e se sobressair em comparação aos outros profissionais.
Mas, além de todo o empenho para bater suas metas, o novo contratado precisa também ficar atento aos cuidados com a própria saúde. “Pela dedicação e pela vontade de aproveitar ao máximo a boa época para vendas, muitos acabam trabalhando até 12 horas por dia. Então, é preciso que ­tomem alguns cuidados para não sacrificar-se”, disse a ergonomista ­Claudia Rossi, do Cliv Solution Group.

O que fazer

Beber água constantemente, consumir pequenos lanches a cada três horas, em média, e fazer movimentos de alongamento e relaxamento a cada cliente, são algumas das recomendações dadas pela especialista. Abaixo, confira mais algumas dicas da ergonomista.

Caixa

-Alterne o trabalho em pé com o trabalho sentado. Em pé, apóie o peso do corpo nas duas pernas. Sentado, use uma cadeira que permita os joelhos ficarem flexionados em 90º;
-Sempre utilize o encosto da cadeira. Regule-o, deixando na altura de sua curvatura lombar;
-Evite torce ou inclinar o tronco rotineiramente;
-Prefira deslocar (puxar ou empurrar) a mercadoria, ao invés de levantá-la;
-Mantenha os punhos neutros ao passar a mercadoria pelo leitor óptico;

Vendedor

-Use sapatos confortáveis, preferencialmente, com solado de borracha e o mínimo possível de salto;
-Para as mulheres, optem por saltos tipo anabela ou mais grossos, de 3 a 5 cm de altura;
-Apóie o peso do corpo nas duas pernas;
-periodicamente, dobre um dos joelhos, deixando os pés apoiados em alguma plataforma. Alterne o mesmo movimento com a outra perna;
-Nos intervalos procure se sentar;
-Mantenha a coluna reta e os ombros relaxados;
-Evite carregar caixas ou sacolas pesadas. Peça ajuda quando for necessário;

Estoquista

-Evite carregar muito peso de uma só vez. Peça ajuda para carregar em conjunto;
-Evite carregar peso longe do corpo ou com o tronco flexionado;
-Facilite o acesso às cargas, eliminando os obstáculos que têm no caminho;
-Use algum apoio (banquinho, por exemplo) para alcançar lugares mais altos;

É bom antecipar procura, diz especialista

A especialista em gestão de talentos Angela Mota Sardelli, do CLIV Solution Group, lembrou, para quem quer trabalhar no fim do ano como temporário, que a procura por uma oportunidade pode começar até três meses antes. “As empresas já começam a preparar seus bancos de talento desde já. Não deixam mais para última hora porque estão cada vez mais preocupadas em fazer uma boa seleção.” Ela contou que as empresas avaliam a seriedade e o compromisso que o candidato adota frente ao trabalho temporário. “A oportunidade deve ser encarada com a mesma responsabilidade e comprometimento de um trabalho fixo.” O candidato também deve ter cuidado e preocupação com a sua imagem. “Uma boa postura e apresentação são fundamentais nesse momento. “Por fim, para quem tiver, a consultora recomenda que as pessoas recorram a quem possa indicá-lo à vaga. As empresas adotam essa política, pois representa uma fonte de recrutamento muito interessante e eficaz. “Nesse aspecto, o famoso QI (quem indica) é salutar e politicamente correto.”

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar