Pesquisar
Close this search box.

Empórios se destacam no mercado manauara

https://www.jcam.com.br/PGB1_3108.bmp

Empresas familiares e tradicionais, adeptos de última hora e gente que busca se enquadrar no mercado apostando na tendência, fazem do Brasil o quarto mercado no ranking mundial de produtos saudáveis. Em Manaus, empreender usando o forte apelo comercial da alimentação saudável é algo comum e a cidade abriga vários empórios e lojas de alimentos naturais. Para comemorar o Dia do Nutricionista (31 de agosto), o Jornal do Commercio oferece aos leitores o cardápio de empórios de produtos naturais em Manaus e mostra gente que investe em um ramo de negócios que tem a saúde como grande impulsionador.

Segmento explora outras áreas
Mesmo sem números regionalizados sobre o mercado (confira os dados nacionais no box), é fácil ver o apelo que este tem sobre a população manauara. Os empórios, antes considerados lojas de luxo, passaram a ser vistos como alternativa para quem quer cuidar da saúde e a forma em que os produtos são oferecidos justifica essa tendência, explica a proprietária -a terceira em 10 anos -do Empório do Natural, Helen Cristina dos Santos.
“Somos procurados por dois tipos de clientes, o de fitness e aqueles que vêm até nós por prescrição médica, ambos com grande preocupação com a saúde. Ao vendermos a granel, damos a oportunidade de mais pessoas consumirem estes produtos, que ainda são caros. Com o tempo, o que veremos serão pessoas consumindo alimentos saudáveis por prazer e não apenas por preocupação”, afirma a empresária.
Ainda de acordo com Helen, a geografia do segmento saudável está mudando e bairros que não são considerados nobres passaram a abrigar empórios e especializados. “Os empórios são opções para quem quer fugir do estilo de vida acelerado e se concentrarmos todos em apenas uma área da cidade, a correria será a mesma. A popularização do segmento inclusive pode causar uma redução nos preços, algo que ainda limita muito o público que busca fugir dos alimentos tradicionais e industrializados”, conta a empresária, que há dois anos abriu a loja no número 53, da Adalberto Vale no bairro da Betânia.
A percepção empreendedora de se explorar áreas pouco usuais para o segmento de alimentos naturais levou ao bairro do Coroado o Empório Demasi. Há dois anos funcionando na rua Santo Antônio, 34, a ideia de se abrir o empreendimento veio da visão da proprietária Lana Demasi, que percebeu a carência do bairro e áreas próximas por lojas especializadas em produtos saudáveis.
“Não havia lojas do ramo no bairro e sabendo que muitos teriam que se deslocar até o Centro ou bairros mais próximos para encontrar alimentos saudáveis e de qualidade, veio a ideia de abrir uma especializada aqui no Coroado. O público que vem até a loja mostra que foi uma decisão acertada, já que atualmente é muito maior a preocupação com a saúde e o bem-estar”, conta Lana.
Apostando nas vendas de produtos embalados ou a granel, o Empório Demasi tem se destacado no bairro, explica a proprietária. “A venda a granel resgata um hábito antigo, uma cultura de mercadinho de bairro que havia se perdido. Agora o consumidor pode comprar produtos de qualidade e na quantidade que precisar, evitando desperdício”, conta a empresária que recentemente apostou em abrir quiosques com a marca do empório em dois shoppings de Manaus, no Manauara e Amazonas Shopping, há pouco mais de uma semana e quatro meses, respectivamente.

Atendimento diferenciado
Além da busca por saúde, o atendimento diferenciado tem sido apontado pelos empreendedores do segmento de alimentos saudáveis pelo sucesso nos negócios. Esse é o diferencial do Empório Demasi, conta Lana. “Nossas atendentes estão prontas a responder sobre algumas dúvidas que possam surgir. Se necessário fazemos uma busca rápida na internet ou contatamos uma nutricionista para algo mais detalhado. Outros diferenciais são a nossa seção para pessoas que têm restrições alimentares e, sobretudo, a prática de bons preços, tudo para popularizar a alimentação saudável e me destacar no mercado”, disse.
O bom atendimento também é destacado por Helen dos Santos. “No Empório do Natural temos linhas de produtos que atendem ao público fitness, mas o atendimento a qualquer idade é uma necessidade, já que os cuidados com a saúde devem ser tomados por todos, independentes de idade e classe econômica. Um dia os produtos saudáveis terão preços mais acessíveis e o boom do segmento pode ajudar nisso”, afirma a empresária.

História
Tradição no segmento – De simples armazém de estivas aberto há mais de 50 anos, o Armazém Português, tornou-se um dos mais conhecidos de Manaus por oferecer uma grande variedade de produtos sem conservantes ou agrotóxicos, cereais, molhos, frutas secas e outros produtos importados. O Armazém que hoje funciona na rua Barão de São Domingos, 358, é regido pelos herdeiros do proprietário original, o português José Joaquim Antunes, falecido em 2009.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar