Pesquisar
Close this search box.

Emenda pode instituir eleição direta para reitor da UEA

Os deputados Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB) apresentaram, na Assembleia Legislativa, emenda conjunta ao projeto do governo que institui o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) dos professores e servidores da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). “A emenda tem o objetivo de garantir a autonomia da instituição, estabelecendo a eleição direta para reitor”, explica Castro. “A eleição direta para reitor era um dos compromissos do governo com os servidores da UEA, mas infelizmente o artigo que instituía a eleição foi retirado do projeto”, informa.
Para Castro, a eleição direta para reitor garantirá a autonomia e a legitimidade do comando da universidade. “A comunidade acadêmica precisa ter o direito de escolher a pessoa que considera mais preparada e qualificada para gerir os rumos da instituição”, afirma. O parlamentar argumenta ainda que a eleição direta para reitor não precisa ser realizada imediatamente, mas avalia a necessidade de se estabelecer um cronograma para que a escolha interna possa ocorrer pelo menos em 2012.
Castro diz também que, além do projeto que institui o PCCS dos servidores da UEA ter chegado à Assembleia sem o artigo que institui a eleição direta para reitor, o projeto também ‘esqueceu’ de incluir os servidores da antiga UTAM no enquadramento da lei. “Esses servidores deixarão de receber os benefícios do PCCS e a instituição ficará com dois ordenamentos de pessoal”, critica.
Para ele, a Aleam deve ajudar a corrigir a injustiça aos servidores da Utam. O PCCS da UEA, de acordo com o deputado, não entrou na pauta de ontem da Aleam, mas deverá ser votado nesta quarta-feira,31, no plenário Ruy Araújo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar