Pesquisar
Close this search box.

Emenda à LDO de saneamento une oposição e situação

Primeira emenda (nº 01) apresentada pela vereadora Marise Mendes (PTB), em pouco mais de um ano de mandato, conseguiu unir as bancadas de oposição e situação em sua defesa e aprovação durante a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), esta semana na CMM (Câmara Municipal de Manaus). A emenda acrescenta o artigo 50 à LDO criando a ação “Drenagem dos Igarapés da Cidade de Manaus”, dentro do Programa Igarapés de Manaus, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos.
Segundo a autora, a intenção da proposta é a melhoria da qualidade de vida da população que mora às margens dos igarapés, que sofre com as constantes enchentes e alagamentos que decorrem do crescimento desordenado da cidade. Depois que ela pediu destaque, os vereadores oposicionistas Elias Emanuel e Marcelo Ramos, do PSB e Ademar Bandeira, do PT, pediram destaque para votação em separado da emenda.
Para Elias, o objetivo da emenda é despertar a consciência ecológica e cidadã da população da cidade de Manaus. Marcelo defendeu a emenda como uma questão simbólica de independência do poder legislativo. “Não significa nada de mudança estrutural da LDO. Simboliza muito a vontade de contribuir com o que é importante para a cidade de Manaus”, disse. Ademar lembrou que como subsede da Copa de 2014 “precisamos criar mecanismos para resgatar a conservação dos nossos igarapés”. Em seguida as bancadas de oposição e de situação encamparam a emenda e o vereador Marcel Alexandre (PMDB) ainda pediu aos líderes do prefeito encaminhamento melhor nas questões das emendas. O líder Isaac Tayah (PTB) liberou a bancada para votar na proposição, que recebeu 28 votos favoráveis à derrubada do veto e pela sua aprovação e apenas um voto contrário.
A prefeitura de Manaus, na administração anterior, possuía equipes diárias destinadas à limpeza de igarapés. Alem do serviço ser diário, era realizado duas vezes por dia e as equipes eram especializadas, dotadas de roupas e equipamentos específicos. Atualmente, o órgão responsável pela limpeza dos igarapés, Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos), não possui grade de programação fixa para esta atividade.

Vereadores saem Em férias coletivas

Após uma semana de batalha entre os vereadores, por conta do cenário político eleitoral do Estado, parlamentares se apressaram em votar todos os projetos de leis que tramitavam na Casa, além de deliberarem sobre diversas outras proposituras que irão às comissões técnicas para serem analisadas, para saírem de férias. Com a ‘operação limpa-pauta’, os vereadores encerraram o primeiro período da atual legislatura, saindo para um recesso de quinze dias. Eles voltarão às atividades no dia 12 de julho, após o ultimo jogo (final) da Copa do Mundo da África.
A despeito do recesso, os vereadores voltaram a se reunir nos últimos dias da semana para sessão solene do Diploma de Mérito Cidade de Manaus ao empresário Bernardino José Marques Júnior; a para audiência pública para definir os mecanismos de transparência das contas públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A homenagem ao Bernardino Júnior decorre de um projeto de resolução apresentado pelo vereador Massami Miki (PSL) e a audiência pública foi convocada pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, atendendo requerimento do vereador Marcelo Ramos (PSB).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar