Embutidos artesanais e com sabor gaúcho

 

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que os principais embutidos consumidos no Brasil são linguiças, salames, salaminhos, mortadelas, paios, salsichas, salsichões, chouriços, presuntos, apresuntados, blanquets e pastramis. De olho neste segmento pouco explorado no Amazonas, o gaúcho José Alencar Fernandes tratou de regularizar sua empresa de embutidos artesanais que, no início deste mês, recebeu a certificação do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) dada pela Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas).

Alencar trabalha com frigoríficos do Sul e Sudeste há 40 anos vendendo carretas fechadas, principalmente de frangos, para distribuidoras do Nordeste e Norte, que as revendem para supermercados. Há 20 anos, percebendo o potencial consumidor do Amazonas, ele começou a vender para cá e, há quatro, resolveu morar em Manaus.

“Sempre verifiquei o interesse das distribuidoras daqui pelos embutidos, mas ficava difícil eu trazê-los do Sul e Sudeste para Manaus. Um embutido tem prazo de validade de 60 dias, mas de lá para cá a carga demora 20 dias para chegar. As distribuidoras e supermercados teriam os 40 dias restantes para vendê-la. Nem sempre dá tempo”, contou.

“Como bom gaúcho, gosto e sei preparar um bom churrasco, mas há uns dez anos aprendi a fazer embutidos. Tinha todo o maquinário no Sul. Lá todo mundo sabe fazê-los”, informou.

Timidamente, Alencar começou a produzi-los: mortadela, presunto, linguiça calabresa, afiambrado e salame colonial. Com a regularização da sua empresa, agora ele pode ampliar a sua produção e vendê-la para o mercado ávido de consumidores manauaras.

Sempre artesanal

Embutidos são produtos elaborados com carnes ou outros tecidos de animais, tendo como envoltório natural tripas, bexigas e outras membranas artificiais. Para a cura da carne, o processo de fabricação inclui sal, nitrato, nitrito e outros ingredientes que conferem sabor e aroma ao produto.

A empresa de Alencar, J.A Indústria e Comércio, localizada na avenida do Turismo, tem capacidade diária de produção de 300 quilos de embutidos e já está empregando quatro funcionários.

“Mas pretendo que continue sempre como um pequeno empreendimento, de produção artesanal. É um hobby que eu tenho lá fora há muito tempo, e agora o trouxe para Manaus. Eu gosto de produzir salames, produtos coloniais, tipo queijo de porco e mortadela defumada, pois aqui ninguém fabrica, e temos muitos gaúchos em Manaus, sem falar que os amazonenses também gostam de embutidos”, destacou.

A empresa de Alencar foi a 24º a ser certificada pela Adaf durante este ano. Agora, como as demais, funcionará adequadamente dentro dos padrões higiênico-sanitários sob o Serviço de Inspeção Estadual e Federal.

“A partir destes pequenos empreendimentos, a economia do Estado vem se fortalecendo. Ficamos satisfeitos pelo ‘seu’ Fernandes acreditar e empreender no Amazonas. Um empreendimento como este é muito importante, porque além dos empregos que serão gerados, vai gerar renda não só para a sua família, mas para o Estado”, comemorou Alexandre Araújo, diretor-presidente da Adaf.

Mais informações sobre os embutidos de Alencar podem ser obtidas através do: 9 9123-4538.

Quem é quem?

Mortadela

A mortadela é antiga, tem mais de dois mil anos de idade. Nasceu no Império Romano e há registros de que alguns imperadores não passavam um dia sem consumi-la. Talvez por isso os italianos sejam os principais consumidores do embutido no mundo. A mortadela pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango, como as de Alencar, somente com frango.   

Presunto

Formado pela perna inteira do porco, curada, por vezes apenas com sal, outras vezes temperada com condimentos e até defumada. Dependendo do tipo de cura, do grau de secagem e das condições de armazenagem, o presunto pode manter-se com boas características para o consumo por períodos longos e ser servido tanto fatiado em sanduíches ou como aperitivo.

Linguiça calabresa

A lingüiça calabresa é um tipo de linguiça feita com carne suína e condimentada com pimenta calabresa. Foi criada no Brasil, mais especificamente no bairro paulistano do Bixiga, por imigrantes italianos que se inspiraram em uma linguiça encontrada da Calábria. A linguiça calabresa é muito apreciada como cobertura para pizzas.

Afiambrado

O afiambrado é um embutido obtido pelo cozimento da carne de porco curada, seja simples ou processada, que se serve frio em sanduíches, cortado em fatias finas, ou também em diversos pratos. É preparado à maneira do presunto, com carne suína. 

Salame colonial

De origem italiana, é considerado o mais gostoso entre os embutidos. Representa uma das mais antigas formas de conservação da carne, extraído das melhores carnes do suíno. O salame é diferenciado pela finura da carne moída e cada variedade tem um tipo diferente de consistência de carne, bem como uma mistura de especiarias diferentes.

 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email