Pesquisar
Close this search box.

Embratur pretende seduzir estrangeiros pelo estomâgo

Atrair turistas estrangeiros de alto poder aquisitivo, interessados em conhecer mais do que belas paisagens. Este é o objetivo do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), ao colocar a gastronomia como um dos grandes atrativos da promoção internacional do turismo brasileiro.

Não basta divulgar a rica gastronomia brasileira, repleta de sabores, cheiros e cores. Para seduzir o turista estrangeiro pelo estômago é preciso mais: a apresentação dos pratos, o modo de preparo e a qualidade dos ingredientes são diferenciais que garantem a satisfação daqueles que valorizam os prazeres de uma boa refeição.

Este é um dos motivos pelos quais a Embratur apóia iniciativas como o 12º Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança -entidade que se destaca pela busca da excelência dos serviços oferecidos pelos seus 80 associados em todo o Brasil- aportando R$ 40 mil para apoio à organização do evento.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança abriu as portas para que jornalistas estrangeiros, participantes da press trip gastronômica promovida pela Embratur, acompanhem o congresso e participem de suas atividades, além de fazer uma visita guiada aos atrativos turísticos de Porto de Galinhas.

O tour gastronômico, que teve o apoio do Convention Bureau de Recife e da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, já passou por Recife e Olinda, além de percorrer restaurantes de Maceió e do litoral Norte de Alagoas -alguns deles pertencentes à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. O resultado virá em forma de matérias sobre a gastronomia dos dois estados publicadas em veículos especializados da Argentina, Uruguai, Espanha, Itália e Chile.

A crescente preocupação com a qualidade dos serviços se justifica plenamente: pesquisa encomendada pela Embratur e realizada pela Vox Populi (2006) mostra que 10% dos visitantes estrangeiros declararam que a gastronomia brasileira é o que o país tem de mais positivo- demonstrando o potencial que a comida das mais diversas regiões do Brasil traz para o turismo.

“O nosso país tem belezas naturais incomparáveis, mas pode oferecer muito mais. Não tenho dúvidas de que a rica e diversificada gastronomia brasileira é um dos grandes diferenciais que o Brasil pode oferecer ao visitante estrangeiro que busca algo além de sol e praia”, disse a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

É por isso que a Embratur investe de forma constante na promoção da gastronomia brasileira, levando chefs renomados para feiras internacionais ao redor do mundo, promovendo degustação de comidas e bebidas nacionais- e apoiando a iniciativa dos estados em apresentar a culinária regional em eventos em outros países.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar