Pesquisar
Close this search box.

Embrapa/AP participa da Câmara Nacional da Castanha-do-brasil

A castanha-do-brasil é prioridade no Plano Nacional para a Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade. Desta forma, primeira vez, os investimentos necessários para agregar valor de mercado à castanha e a outros produtos extrativistas na Amazônia passam a ser estratégicos para o governo federal. A portaria que institui o plano foi assinada durante o workshop da castanha-do-brasil, realizado este mês em Brasília. Participaram da solenidade as pesquisadoras Ana Euler, da Embrapa Amapá, e Lúcia Helena Wadt, da Embrapa Acre.
O workshop teve como objetivo a formação da Câmara Nacional da Castanha-do-Brasil, envolvendo a participação de representantes de todos os setores que atuam na cadeia produtiva. A programação constou de apresentações sobre o Plano Nacional para a Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, pelo Ministério do Meio Ambiente; diagnóstico da cadeia da castanha-do-brasil, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário; e a perspectiva de cadeia de valor e sua abordagem, pela GTZ.
De acordo com Lúcia Wadt, no segundo dia do worshop os participantes conheceram quatro experiências de promoção da cadeia produtiva da castanha focadas em temáticas como produção e organização (Cooperacre/AC), mercados diferenciados e qualidade (Covema /AM), assistência técnica e fomento (Seaprof/AC) e política pública do governo do Amazonas.
Ainda durante o evento, a Embrapa se comprometeu em contribuir para superar entraves na produção e sustentabilidade da coleta de castanha, a partir da definição de critérios para boas práticas de produção e capacitação de técnicos de assistência técnica em boas práticas de produção. Também foi discutida a composição da Câmara Nacional como instância consultiva para a implantação do plano e a realização de workshops nos Estados com o objetivo de formar comitês regionais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar