11 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Embrapa lança novos guaranazeiros para ampliar produção no Amazonas

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança hoje quatro novas cultivares do guaranazeiro, planta nativa da Amazônia utilizada em refrigerantes, produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança hoje quatro novas cultivares do guaranazeiro, planta nativa da Amazônia utilizada em refrigerantes, produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. O lançamento é hoje no Campo Experimental da Embrapa no município de Maués, em Dia de Campo, evento voltado para produtores rurais, técnicos de assistência técnica e extensão rural, agências de fomento, empresas agroindustriais e demais interessados na cultura do guaraná.
As novas cultivares de guaranazeiro são plantas melhoradas que têm como vantagens a alta produtividade e a resistência genética à antracnose, principal doença que afeta o cultivo de guaraná no Amazonas e que causa perdas totais da produção. Por serem plantas resistentes à doença, dispensam o uso de fungicidas. Por serem mais produtivas, o plantio dessas cultivares possibilita aumentar a produção sem aumentar a extensão das áreas de plantio. Com isso também se evita o desmatamento de novas áreas.
Quando manejadas seguindo as recomendações do sistema de produção, elaborado pela Embrapa, essas novas cultivares de guaranazeiro chegam a produzir sete vezes mais que a média regional, que é de 200 gramas por planta, explica o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, André Atroch, que junto com o pesquisador Firmino Filho, coordenam o programa de melhoramento genético do guaranazeiro.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email