Pesquisar
Close this search box.

Embrapa capacita criadores de gado leiteiro durante feira no Amapá

https://www.jcam.com.br/agronegocios2_cad2_1909.jpg

A pecuária de leite poderia se tornar um filão de renda em comunidades de agricultura familiar do Amapá. O Estado dispõe de clima favorável e posição geográfica adequados para esta atividade. Porém, é preciso também seguir padrões higiênicos e sanitários e uma forte política pública de consumo pela população local.
Como parte do esforço para inserir o Estado no processo de melhoria da sua pecuária leiteira, a Embrapa Amapá vai realizar uma atividade de capacitação sobre o assunto para um grupo de criadores do Estado durante 22ª Agropesc (Feira de Agricultura, Pecuária e Pesca do Amapá), que acontece de 29 deste mês a 6 de outubro.
A palestra envolverá a participação de técnicos do Rurap, órgão responsável pelas atividades de extensão rural no Estado, da Delegacia do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Amapá e da SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural). Na ocasião, a Embrapa vai apresentar uma proposta de diagnóstico da pecuária de leite no território norte do Amapá, assunto que vem sendo discutido entre técnicos da instituição de pesquisa e dos órgãos parceiros.

Procedimentos indispensáveis

O pesquisador Paulo Meirelles vai conversar com os pecuaristas sobre os procedimentos indispensáveis para obtenção de um leite de qualidade, a partir do que é recomendado pela Instrução Normativa publicada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A capacitação focada na pecuária leiteira é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que conta com a parceria da Embrapa na disseminação da informação tecnológica para o sistema produtivo.
No mês passado, 54 técnicos de extensão rural de todos os Estados do Brasil –inclusive dois do Rurap– e 14 pesquisadores de várias unidades da Embrapa, reuniram-se na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora -MG) para conhecer o programa de capacitação do MDA voltado para o incremento da pecuária leiteira.
Os extensionistas se atualizaram sobre diversos aspectos da atividade, como melhoramento animal e vegetal, reprodução, alimentação, manejo e qualidade do leite.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar