Embrapa Amapá expõe tecnologia e arte na 45ª Expofeira Agropecuária

A transferência de tecnologias da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para as escolas, famílias agrícolas e agroextravistas do Amapá, e a arte fotográfica que registra a singularidade de Macapá, cidade em frente ao rio Amazonas, além das publicações técnico-científicas disseminando conhecimento para públicos de diversas idades, têm espaço garantido na 45ª Expofeira Agropecuária do Amapá, o mais importante evento de negócios e entretenimento do Estado. A Expofeira acontece de 6 a 14 de setembro no Parque de Exposições de Fazendinha, a 12 quilômetros de Macapá, em uma área construída de 20 mil metros quadrados.
Além da comercialização de produtos agrícolas, exposição de serviços em vários segmentos da economia regional, venda de animais de genética melhorada, rodeios, cursos e oficinas, a 45ª Expofeira também reserva ao público shows musicais com as bandas Capital Inicial e Calcinha Preta, entre outras. Para encerrar o evento, está confirmado o show do padre Antônio Maria e Banda. A 45ª Expofeira Agropecuária do Amapá é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-AP.
No estande da Embrapa Amapá, o visitante é convidado a conhecer produtos que resultam de pesquisas feitas pela empresa em comunidades do interior do Estado, congregando o conhecimento científico, o saber das populações tradicionais e as parcerias com diversas instituições estaduais, federais e privadas.
Este ano, a vitrine é representativa das publicações impressas e eletrônicas sobre diversos temas da agropecuária brasileira, destinadas à divulgação dos resultados de pesquisas científicas em forma de livros, cartilhas, programas de rádio e de TV.
O visitante também conhecerá variedades de mudas de feijão-caupi, de cupuaçu, de açaí e de bananas, e o trabalho da Embrapa Amapá com estas culturas feito junto a alunos das escolas famílias do Estado, a maioria filhos de agricultores que repassa os conhecimento adquirido na escola para seus familiares e comunidade do entorno.
Para apreciar o sabor destes produtos, haverá degustação de baião de dois feito com feijão-caupi, creme de cupuaçu e castanha in natura. Outros atrativos são as diversas espécies de moscas-das-frutas identificadas no Amapá, estes insetos estão entre os mais prejudiciais à agricultura mundial e devido à ameaça que representam para este importante segmento da economia brasileira, a Embrapa desenvolve pesquisas para identificar fatores que podem contribuir para o programa de combate às moscas-das-frutas, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Atualmente, a Embrapa Amapá coordena uma rede regional de pesquisas sobre moscas-das-frutas.

Parceria de fotógrafos

Uma novidade é a parceria com os fotógrafos Kelly Paulino e Maykon Valente, autores da exposição “Teu Lugar”, focada em momentos do cotidiano dos habitantes da cidade de Macapá e sua relação com o rio Amazonas.
Quinze quadros foram selecionados para compor a mostra que ficará no estande da Embrapa Amapá. Fotógrafa e Relações Públicas, Kelly Paulino explica que a exposição registra a peculiaridade do modo de vida adotado por quem vive em Macapá. “Nosso objetivo é mostrar que o ‘’teu lugar’’ não é a apenas a casa em que você mora. Macapá é uma grande casa, é teu lugar”, disse a fotógrafa.
No melhor estilo juntos na amizade e no trabalho, ela e o publicitário Maykon Valente retrataram pessoas, situações e pontos turísticos de Macapá para a exposição de 30 fotografias em homenagem aos 250 anos da capital amapaense, exposta e maio deste ano durante a 5ª Mostra Cultural da Faculdade Seama, realizada na Fortaleza de São José de Macapá.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email